
Economia e mercado 01 Jun
Pesquisadores da Universidade de Cambridge apresentaram um robô "chef" de cozinha que consegue recriar receitas ao analisar vídeos de culinária. Esse tipo de robô não chega a ser novidade, visto que a Toyota demonstrou algo parecido em 2020, mas a capacidade do equipamento chama a atenção.
Nesse caso, foram exibidas oito receitas diferentes para o robô em formato de vídeo. Nesse sentido, ele conseguiu fazer a análise e identificou as receitas de maneira correta e 93% do tempo. Do mesmo modo, ele teve a capacidade de acertar todos os movimentos necessários para a execução das receitas em 83% das ações.
Cada quadro dos vídeos foi analisado por meio das redes OpenPose e YOLOv5m para que fosse possível identificar as mãos do cozinheiro, bem como os ingredientes e utensílios necessários para fazer cada uma das receitas. Um vídeo de pouco mais de um minuto foi divulgado para mostrar o equipamento em ação.
Apesar das receitas não serem complexas, o robô conseguiu até mesmo identificar quando uma porção maior de um ingrediente era necessária e além disso, classificou pequenas variações como erro humano. Entretanto, vale dizer que os pesquisadores filmaram eles mesmos nas ações e não usaram efeitos de transições elaboradas nos vídeos.
Seja como for, os cientistas afirmam que no futuro, os robôs desse tipo vão poder acompanhar sem problemas os tutoriais de receita em vídeos do Youtube ou TikTok. Então, não é só na medicina que teremos equipamentos desse tipo atuando para auxiliar em determinadas tarefas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários