
Software 26 Mai
10 de julho de 2023 6
Embora várias empresas dependam de sistemas operacionais “clássicos” para executarem programas legados, muitas pessoas ainda possuem um apego nostálgico às plataformas antigas da Microsoft, como o Windows XP e Windows 98.
Para os usuários fiéis às versões mais antigas do sistema operacional, um novo projeto independente visa restaurar as antigas plataformas de atualização da Microsoft. O “Windows Update Restored” tem o objetivo de recuperar as imagens de atualização que a empresa hospedava para levar novos recursos às instalações limpas do Windows.
Ao realizar instalação limpa de uma versão antiga do Windows, os usuários se deparam com a ausência de grande parte dos recursos populares do sistema. Isso ocorre porque a Microsoft, desde os anos 90, oferece atualizações com novas ferramentas por meio da web. Em 2011, com o fim de suporte dos sistemas clássicos, os sites foram retirados do ar.
Com isso, os fundadores do projeto buscam recuperar os arquivos de atualização disponibilizados na antiga versão web do Windows Update. A nova plataforma deve permitir a atualização das seguintes gerações do Windows:
As edições voltadas para servidores também serão beneficiadas com a recuperação das imagens de atualização do Microsoft, incluindo o Windows NT Server 4.0, Windows Server 2000, Windows Server 2003, Windows Home Server e Windows Server 2008.
No momento, o projeto conseguiu restaurar apenas um clone do Windows Update v3.1, lançado em 1997, que disponibilizava atualizações para o Windows 95, Windows NT 4.0 e Windows 98 — incluindo a Second Edition (SE). O vídeo abaixo mostra a plataforma funcionando corretamente em um antigo PC com Windows 98:
Os responsáveis pelo projeto frisam que são uma comunidade independente, portanto, não são afiliados ou endossados pela Microsoft. Todo o trabalho é feito com a ajuda de imagens recuperadas através Wayback Machine e especialistas que buscam arquivos necessários que acabaram perdidos no “arquivo da internet”.
É importante salientar que o uso de versões descontinuadas dos sistemas não é recomendado. As plataformas clássicas não recebem novas atualizações, portanto, estão suscetíveis a ataques modernos, principalmente quando estão conectados à internet. O Windows 11 e 10 são as únicas versões ainda com suporte oficial para usuários domésticos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários