
Curiosidade 20 Jul
08 de agosto de 2023 0
O Zoom, plataforma de videoconferências que se popularizou durante a pandemia, anunciou algumas alterações na política de privacidade do aplicativo após a introdução de recursos integrados à inteligência artificial (IA). A empresa chegou a lançar em junho deste ano uma ferramenta de IA capaz de resumir reuniões perdidas pelo usuário.
A chegada dessa e de outras funções baseadas em IA apontam para o novo segmento de mercado que deve ser seguido pela desenvolvedora no futuro. As novidades, no entanto, demandaram mudanças nos termos do serviço para que a empresa possa coletar alguns dados pessoas e relatórios de desempenho a fim de aprimorar a IA.
Especialistas na área de cibersegurança e privacidade destacam que uma das novas cláusulas dos termos de serviço exigem que o usuário forneça dados para aprendizado de máquina (machine learning, em inglês). Isso significa que os dados coletados pela empresa podem ser usados para melhorar a precisão e confiabilidade da IA usada pelo Zoom.
De acordo com o portal Hacker News, as informações cedidas pelos usuários podem ser usadas para treinar os algoritmos e modelos de IA usados no aplicativo. Em resposta a alguns comentários, o porta-voz do Zoom reforçou a segurança e privacidade do serviço destacando a possibilidade das pessoas não usarem os recursos de IA generativa.
"Os clientes do Zoom decidem se habilitam recursos de IA generativa e compartilham separadamente o conteúdo do cliente com o Zoom para melhorar o produto", disse o executivo.
Leia o trecho de um dos termos:
"Você concorda que o Zoom use, colete, crie, modifique, distribua, processe, compartilhe, mantenha, armazene e acesse os Dados Gerados pelo Serviço para qualquer finalidade, na medida e da maneira permitida pela Lei Aplicável, inclusive para fins de desenvolvimento de produtos e serviços, marketing, análise, controle de qualidade, aprendizado de máquina ou inteligência artificial"
A empresa garante que os usuários que usam ferramentas generativas recebem um aviso para aceitar o uso dos dados para treinamento de IA. Caso não aceitem, devem sair da reunião ou desativar o recurso experimental.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários