
Segurança 09 Ago
O Microsoft Edge começou a sinalizar o arquivo de instalação do Google Chrome como malware. O bug foi reportado por diversos usuários nas redes sociais e até mesmo nos canais oficiais da Microsoft.
Segundo alguns relatos, basta baixar o arquivo "ChromeSetup.exe" para que o recurso de segurança do navegador seja ativado e exiba a seguinte mensagem:
O ChromeSetup.exe pode danificar seu dispositivo. Você quer mantê-lo de qualquer maneira?
O usuário pode escolher entre "Manter" ou "Excluir" o arquivo baixado. Veja um exemplo na captura abaixo:
Claro que o bug do Edge também tem sido encarado como mais uma forma da Microsoft desencorajar o uso do navegador concorrente.
A empresa já foi acusada de usar diversos truques para impedir a instalação do Chrome e um deles envolvia até mesmo a dificuldade de modificar o navegador padrão no Windows 11.
Em outra ação, ao pesquisar o Chrome no Bing, o Microsoft Edge solicita que os usuários continuem usando o Edge. O prompt diz:
Não há necessidade de baixar um novo navegador da Web. A Microsoft recomenda o uso do Microsoft Edge para uma experiência na Web rápida, segura e moderna que pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. Experimente agora.
Caso o usuário opte por pular esse prompt, outro aparecerá explicando que "o Microsoft Edge é executado na mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft. Navegue com segurança agora."
Por enquanto, a Microsoft não comentou o novo erro do Edge.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários