
Economia e mercado 23 Ago
30 de agosto de 2023 27
Após indicar que o arquivo de instalação do Google Chrome é malware, a Microsoft voltou a "atacar" os usuários do Windows 11 com a sua eterna tentativa de fazer com que eles abandonem os produtos da concorrente.
Desta vez, a Microsoft começou a enviar notificações pop-up para alguns usuários recomendando que eles mudem o mecanismo de pesquisa padrão do Chrome para o Bing.
O ponto mais curioso é que essas notificações não aparecem na central do Windows 11. Ou seja, é como se fosse uma pop-up "fantasma".
Veja abaixo um exemplo:
O pessoal do The Verge conseguiu descobrir que essa pop-up parte de um arquivo executável que ninguém fez o download, mas que a Microsoft colocou na seguinte pasta:
c:\windows\temp\mubstemp
O ponto mais importante é que esse arquivo é assinado digitalmente pela Microsoft. Ou seja, não tem como a empresa negar que está enviando essas notificações.
Procurada para comentar o assunto, a diretora de comunicações da Microsoft, Caitlin Roulston, disse:
Estamos cientes desses relatos e pausamos essa notificação enquanto investigamos e tomamos as medidas apropriadas para lidar com esse comportamento não intencional.
Cabe lembrar que a Microsoft pode até estar coberta pelos termos de uso do Windows 11 (que quase ninguém lê), mas não é de hoje que a empresa tem criado diversas estratégias para fazer os usuários abandonarem o navegador do Google.
Um exemplo disso aconteceu no lançamento do sistema operacional, quando a empresa simplesmente dificultou a mudança de navegador padrão para o Chrome.
A empresa de Redmond também tentou atrair usuários do Chrome usando uma falsa mensagem de Inteligência Artificial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários