
Android 27 Jul
04 de outubro de 2023 0
A utilização de aplicativos de corrida traz grande facilidade para o transporte das pessoas nas mais diversas ocasiões. Contudo, também demanda cada vez mais a atenção quanto à segurança, em especial das mulheres.
Afinal, quais são os recursos que as principais plataformas do setor oferecem às passageiras, caso elas se sintam em algum tipo de perigo? Há outras alternativas para aumentar a segurança das usuárias? O Detetive TudoCelular apurou e conta em detalhes a você nesta coluna.
Os números mostram que as mulheres têm sofrido cada vez mais algum tipo de assédio em transporte particular, o que incluem os veículos de aplicativo. A pesquisa “Viver em São Paulo: Mulheres”, realizada pela rede Nossa São Paulo e pelo Ipec, mostra que, em 2022, 19% das entrevistadas passaram por situações do tipo dentro de carros de apps ou táxi.
Os dados representam um aumento em relação aos anos anteriores. Em 2021, a porcentagem era de 12%, maior que os 10% de 2020 e os 4% de 2018. Apesar de os registros sobre transporte público serem maiores, estes apresentaram queda de 2021 para 2022, diferente da crescente vista com os meios particulares.
Os perigos em apps de transporte não são um mundo à parte do que se vê na sociedade como um todo. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 registrou 1.341 feminicídios e 66.020 estupros em 2021, um aumento de 4,2% em relação ao ano de 2020. Mas o que essas ferramentas têm feito para proteger as mulheres que utilizam seus serviços?
Para saber a resposta da pergunta acima, o TudoCelular entrou em contato com três dos principais serviços de transporte particular em operação no país: a Uber, a 99 e a BlaBlaCar.
Elas relatam quais recursos de segurança oferecem para as passageiras, o que permite saber como reagir, caso se veja em uma situação de perigo.
Ao entrar em contato com a Uber, a empresa relatou as suas ferramentas de segurança e não diferenciou por gênero. Dentre as funcionalidades passadas pela companhia, a principal que se aplica a este caso consiste no botão Recursos de Segurança. Nele, a usuária consegue compartilhar a sua localização e o horário de chegada em tempo real com quem desejarem, fora a opção de ligar para a polícia em situações de risco diretamente do app.
No caso dos estados do Rio de Janeiro e do Maranhão, o recurso foi integrado com o serviço 190, para os operadores do serviço de emergência receberem automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em andamento.
“Durante a viagem, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. O recurso, permite que usuários e motoristas parceiros possam compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem, além de oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro e no Maranhão, esse recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. O projeto reproduz uma integração que a Uber já faz com os serviços de atendimento a emergências em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos, além de diversos estados no México, África do Sul e Canadá.”
Uber
Ainda por meio do botão – identificado por um escudo azul –, a passageira pode acionar o recurso de gravação de áudio. Assim, ao relatar um incidente de segurança, dá para anexar o arquivo de gravação. Os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada e não podem ser acessados pelos usuários nem pelos motoristas.
A Uber completou que, mesmo depois do término de uma viagem, ainda há ferramentas de segurança em atuação. Uma delas consiste no registro por GPS, o que possibilita, caso haja uma necessidade, saber quem foi o motorista parceiro – ou o usuário –, seus históricos e qual o trajeto realizado.
Já a 99 abordou as ferramentas de forma mais direcionada a passageiras mulheres. De acordo com a companhia, todas as corridas são monitoradas do começo ao fim, em tempo real. Caso seja detectada alguma anormalidade, os protocolos de segurança são ativados.
A plataforma oferece gravação de áudio, compartilhamento de rota com contatos de confiança e botão para ligar direto à polícia. Ela também disponibiliza vouchers de desconto nas corridas com destino às Delegacias da Mulher (DDM) e mantém o projeto Justiceiras, com atendimento imediato às vítimas de violência doméstica por meio de uma rede de apoio.
“A 99 também tem parceria com as Delegacias da Mulher (DDM), e oferece para mulheres em situação de risco vouchers de desconto nas corridas com destino às delegacias do estado e mantém o projeto Justiceiras, que oferece atendimento imediato às vítimas de violência doméstica por meio de uma rede de apoio em casos de violência física ou emocional. A empresa ainda conta com uma Central de Segurança 24h com protocolo especial para atendimento e suporte em caso de incidentes.”
99
Na lista de ferramentas de segurança da 99, estão três Inteligências Artificiais. A Pítia e a Atena atuam para identificar passageiras em situação de maior risco e direcionam a corrida para motoristas parceiros com melhores avaliações ou para motoristas parceiras. O app também fornece comunicações educativas e de conscientização aos motoristas sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito.
Já a Ártemis serve para rastrear e identificar palavras e contextos nos comentários ao fim das corridas que podem estar ligados a algum tipo de assédio. Assim, o serviço promete identificar os agressores e banir seus perfis da plataforma, enquanto as vítimas são direcionadas ao atendimento humanizado.
Outro aplicativo que conversamos foi a BlaBlaCar. A companhia informou que, no caso das caronas, tanto os condutores quanto as passageiras – e também passageiros – podem escolher com quem vão viajar por ferramentas como verificação de foto, e-mail, telefone, checagem de avaliações de cada membro e a ferramenta de “perfil verificado”.
Especificamente para as mulheres, a empresa diz oferecer o recurso “Só para elas”. Ele consiste em dar a opção para as usuárias que preferem e se sentem mais confortáveis e seguras viajando apenas com outras mulheres. A ativação funciona no seguinte caminho: Sua carona > Lugares e opções > filtro “Só para elas”.
“A ferramenta busca proporcionar ao público feminino a opção de escolher como prefere fazer suas viagens por meio de caronas. Para ativar a funcionalidade, ao pesquisar o trajeto que deseja percorrer, a passageira deve clicar em 'Sua carona', depois em 'Lugares e opções', marcar o filtro 'Só para elas' e então confirmar.”
BlaBlaCar
Para completar, a BlaBlaCar afirmou que disponibiliza a opção “Reportar membro”, para que as pessoas possam abrir uma queixa sobre a utilização inadequada do serviço.
Quais outras alternativas permitem manter a segurança das passageiras no transporte particular? A coluna identificou a existência de alguns apps de corrida destinados exclusivamente a usuárias, com apenas motoristas mulheres. São os casos de LadyDriver e Drivers Mulheres.
Apesar de permitirem uma segurança superior ao público feminino, na hora de consultar as avaliações nas respectivas páginas de download dos apps, é possível notar que há ainda um caminho para aprimorar o serviço.
A falta de recursos como múltiplas paradas, a variação de valores da corrida e a limitação da localização em que atendem são alguns dos pontos mais indicados e que precisariam de melhorias para o futuro.
Além disso, nada impede que essa possibilidade de ter apenas motoristas mulheres seja inserida em todos os apps de corrida que ainda não a possuem, a fim de proporcionar maior segurança a passageiras, sem as limitações de funcionalidades presentes nas plataformas dedicadas.
Você já passou por alguma situação de perigo durante uma viagem em app de corrida? Qual foi a providência tomada? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários