LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular Seguro: app para inutilizar smartphones roubados pode ser baixado no Android e iOS

20 de dezembro de 2023 38

Atualização (20/12/23) - JB

Em cerimônia realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o governo lançou oficialmente o aplicativo Celular Seguro. Hoje (20), os usuários interessados já podem fazer o download em smartphones Android e em iPhones.

Isso porque o aplicativo foi disponibilizado na Play Store e App Store, sendo que ele fornece todas as funcionalidades destacadas no site oficial da plataforma.

Com isso, será possível fazer:

  • Cadastro de smartphones (não há limite de quantidade)
  • Cadastro de pessoa de confiança
  • Comunicação de roubo, perda ou furto

Em linhas gerais, o app oferece funções semelhantes ao serviço pago Cadeado Galaxy da Samsung.

Imagem/reprodução: acervoTC.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério, Ricardo Cappelli, o Celular Seguro é uma espécie de "conexão direta" com a Anatel, uma vez que o aplicativo elimina o intermediário no ato da comunicação de roubo ou furto.

Isso deve fazer com que a agência reguladora bloqueie o IMEI de forma mais ágil, enquanto que alguns bancos prometem impedir o acesso de contas cadastradas no smartphone roubado em menos de 10 minutos.

O Celular Seguro conta com a participação das operadoras, agentes bancários e outras empresas privadas, mas Google e Apple não participam ativamente. Além disso, a iniciativa não elimina a necessidade de registrar Boletim de Ocorrência na Polícia.

Cabe lembrar que em 2024 as operadoras devem não apenas bloquear o IMEI, mas também o recebimento de SMS, impedindo que golpistas possam tentar recuperar senhas.

Caso você queira aprender como utilizar o aplicativo ou site do Celular Seguro, nesta página o TudoCelular disponibiliza um guia completo de uso.

Para fazer o download do aplicativo no seu smartphone basta clicar no card abaixo.

Celular Seguro BR

Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia

Texto original (19/12/23)

Governo confirma lançamento de aplicativo para inutilizar celulares roubados

Após se reunir com o setor bancário e também com as operadoras, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou que o governo fará o lançamento do aplicativo "Celular Seguro" nesta terça-feira (19).

A medida foi pensada para combater o roubo de smartphones, tornando-o inutilizável após o crime. A intenção é que o aplicativo desenvolvido pela Anatel esteja disponível na Google Play Store e Apple App Store ainda nesta semana.

Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos - disse Cappelli na rede social X.

Imagem/reprodução.

Segundo técnicos do governo, o aplicativo suportará o cadastramento de "pessoas de confiança" para que elas possam fazer o bloqueio do smartphone de um amigo ou familiar logo após a ocorrência do crime. Para isso, será preciso fornecer essa informação previamente.

Assim, o aplicativo fará o bloqueio imediato da linha telefônica, dos dados bancários e de outros aplicativos cadastrados no smartphone. No entanto, diferente do cogitado anteriormente, o serviço não substituirá a comunicação do roubo para a Polícia Civil.

Ou seja, a vítima ainda será obrigada a fazer o boletim de ocorrência, bem como a comunicação posterior do incidente aos bancos e operadoras.

Inicialmente, o aplicativo servirá apenas para o bloqueio do smartphone.

O ministério ainda ressalta que outras empresas podem ser integradas nessa iniciativa ao longo dos próximos meses. Por fim, o sistema oferecido pelo governo será semelhante ao que a Samsung promove com o "Cadeado Galaxy".

O serviço da fabricante coreana é pago e permite o bloqueio remoto do celular vinculado ao IMEI. Para bloquear um smartphone, basta entrar em contato por uma central de atendimento ou pelo navegador, sendo que o Cadeado Galaxy bloqueia o acesso a todos os dados do dispositivo até que a senha de desbloqueio seja inserida.

Veja mais


38

Comentários

Celular Seguro: app para inutilizar smartphones roubados pode ser baixado no Android e iOS
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos