
Segurança 20 Dez
20 de dezembro de 2023 38
Atualização (20/12/23) - JB
Em cerimônia realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o governo lançou oficialmente o aplicativo Celular Seguro. Hoje (20), os usuários interessados já podem fazer o download em smartphones Android e em iPhones.
Isso porque o aplicativo foi disponibilizado na Play Store e App Store, sendo que ele fornece todas as funcionalidades destacadas no site oficial da plataforma.
Com isso, será possível fazer:
Em linhas gerais, o app oferece funções semelhantes ao serviço pago Cadeado Galaxy da Samsung.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério, Ricardo Cappelli, o Celular Seguro é uma espécie de "conexão direta" com a Anatel, uma vez que o aplicativo elimina o intermediário no ato da comunicação de roubo ou furto.
Isso deve fazer com que a agência reguladora bloqueie o IMEI de forma mais ágil, enquanto que alguns bancos prometem impedir o acesso de contas cadastradas no smartphone roubado em menos de 10 minutos.
O Celular Seguro conta com a participação das operadoras, agentes bancários e outras empresas privadas, mas Google e Apple não participam ativamente. Além disso, a iniciativa não elimina a necessidade de registrar Boletim de Ocorrência na Polícia.
Cabe lembrar que em 2024 as operadoras devem não apenas bloquear o IMEI, mas também o recebimento de SMS, impedindo que golpistas possam tentar recuperar senhas.
Caso você queira aprender como utilizar o aplicativo ou site do Celular Seguro, nesta página o TudoCelular disponibiliza um guia completo de uso.
Para fazer o download do aplicativo no seu smartphone basta clicar no card abaixo.
Celular Seguro BR
Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil
Grátis
Tamanho: Varia
Texto original (19/12/23)
Após se reunir com o setor bancário e também com as operadoras, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou que o governo fará o lançamento do aplicativo "Celular Seguro" nesta terça-feira (19).
A medida foi pensada para combater o roubo de smartphones, tornando-o inutilizável após o crime. A intenção é que o aplicativo desenvolvido pela Anatel esteja disponível na Google Play Store e Apple App Store ainda nesta semana.
Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos - disse Cappelli na rede social X.
Segundo técnicos do governo, o aplicativo suportará o cadastramento de "pessoas de confiança" para que elas possam fazer o bloqueio do smartphone de um amigo ou familiar logo após a ocorrência do crime. Para isso, será preciso fornecer essa informação previamente.
Assim, o aplicativo fará o bloqueio imediato da linha telefônica, dos dados bancários e de outros aplicativos cadastrados no smartphone. No entanto, diferente do cogitado anteriormente, o serviço não substituirá a comunicação do roubo para a Polícia Civil.
Ou seja, a vítima ainda será obrigada a fazer o boletim de ocorrência, bem como a comunicação posterior do incidente aos bancos e operadoras.
Inicialmente, o aplicativo servirá apenas para o bloqueio do smartphone.
O ministério ainda ressalta que outras empresas podem ser integradas nessa iniciativa ao longo dos próximos meses. Por fim, o sistema oferecido pelo governo será semelhante ao que a Samsung promove com o "Cadeado Galaxy".
O serviço da fabricante coreana é pago e permite o bloqueio remoto do celular vinculado ao IMEI. Para bloquear um smartphone, basta entrar em contato por uma central de atendimento ou pelo navegador, sendo que o Cadeado Galaxy bloqueia o acesso a todos os dados do dispositivo até que a senha de desbloqueio seja inserida.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários