
Segurança 10 Ago
Criminosos desativaram completamente um "site" de celular da operadora Claro na cidade do Rio de Janeiro. Em inspeção feita com a polícia, os técnicos da operadora descobriram que os bandidos levaram não apenas cabos e equipamentos, mas também a própria torre de 10 metros de altura.
Segundo relatos dos técnicos, eles foram acionados para prestar assistência a uma falha de cobertura detectada na região, mas ao chegar no local se depararam com o cenário de destruição total.
O caso não é um fato isolado, uma vez que dados da Conexis Brasil Digital revelam que o furto de cabos aumentou 23,5% apenas no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram retirados do sistema de comunicação 2,38 milhões de metros de cabos.
Os criminosos roubam os cabos de telefonia e energia para vender o cobre no mercado paralelo.
O TeleSíntese relata que o caso curioso está sendo investigado pela polícia do estado do Rio de Janeiro, uma vez que se trata de uma questão de segurança pública.
A Anatel se manifestou sobre o assunto dizendo que os técnicos da agência reguladora estão apurando o fato, sendo que a operadora foi orientada a desviar o tráfego de dados para outras torres da região.
A medida evita que os clientes fiquem sem acesso à comunicação até que um novo equipamento seja instalado. Por enquanto, as autoridades do Rio de Janeiro não comentaram o caso.
Ainda assim, o estado representa um verdadeiro desafio para as principais operadoras do país, uma vez que muitas ficam sem acesso aos seus equipamentos devido a atuação de traficantes e milícias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários