
Economia e mercado 25 Abr
27 de abril de 2022 11
O estado do Paraná superou o Rio de Janeiro e assumiu a 2ª posição no ranking nacional de roubo de cabos de empresas de telecomunicações, como prestadoras de internet banda larga e de telefonia móvel.
Os dados são da Conexis, associação que representa companhias de telecom de vários estados do Brasil, e são referentes ao ano de 2021. O estado que lidera a lista é São Paulo, com 1,08 milhão de metros de fios das empresas roubados.
Economia e mercado 25 Abr
Economia e mercado 21 Fev
Na sequência, o Paraná aparece com 608,5 mil metros de cabos roubados. O Rio de Janeiro, que desceu para o 3° lugar, vem com 504,1 mil metros. A quarta posição ficou para o Rio Grande do Sul com 328.959 metros, um aumento de 75% em relação a 2020.
A Conexis apontou ainda que foram furtados 4,12 milhões de metros de cabos de telecom das operadoras em todo o país durante 2021, quantidade suficiente para cobrir a distância entre o Oiapoque, no extremo norte do Brasil, até Chuí, no extremo sul.
Ainda segundo a associação, essa prática criminosa causa prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão em todo o país, além de deixar os clientes sem acesso a serviços de comunicação, extremamente essenciais hoje em dia.
Somente a empresa Ligga Telecom registrou mais de 120 boletins de ocorrência nos últimos 6 meses, no Paraná, ou seja, mais do que o dobro dos meses anteriores. A empresa estima que mais de 30 mil clientes são prejudicados mensalmente.
Os ladrões roubam os fios em busca de cobre, metal que pode ser revendido no mercado ilegal, no entanto, os cabos de telecom não possuem cobre, mas sim fibra ótica, que não possui nenhum valor comercial em desmanches clandestinos.
As prestadoras afirmam ainda que fazem reuniões com as autoridades responsáveis pela segurança pública nos estados para cobrar medidas, além de trabalharem pela aprovação de projetos de lei que endureçam as punições para esse tipo de crime.
Entre as propostas citadas, está uma que obriga as empresas que comercializam sucatas a participarem de um cadastro na Polícia Civil dos estados, além de outra lei que exige que alguém esteja devidamente uniformizado para subir em postes de luz e telecom.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários