
Segurança 20 Dez
21 de dezembro de 2023 3
Nesta semana, o Governo Federal disponibilizou o Celular Seguro, como um novo serviço de segurança que visa inutilizar smartphones roubados, furtados ou perdidos, em parceria com uma série de empresas do setor de tecnologia.
A iniciativa chega cinco meses após a Samsung lançar o seu Cadeado Galaxy, como proteção para os aparelhos da marca no Brasil. Afinal, quais são as principais diferenças entre ambos os serviços? O Detetive TudoCelular detalha para você nesta coluna.
Tanto o Celular Seguro quanto o Cadeado Galaxy funcionam mediante a um cadastro do dispositivo do usuário. Mas aqui já começam algumas diferenças entre ambas as plataformas de segurança.
A ferramenta do governo utiliza seu aplicativo próprio ou site oficial, com login vinculado ao Gov.br. Você deverá registrar seu telefone, ao colocar marca, modelo, telefone e operadora. Caso aconteça algum problema com o seu aparelho, ele já estará dentro do sistema do serviço.
Outra possibilidade deste recurso está em cadastrar algum contato de confiança do usuário. Assim, a pessoa receberá um aviso caso alguma ocorrência seja incorporada no sistema.
Por sua vez, o serviço da Samsung prioriza o IMEI do smartphone na hora do cadastro – dado considerado opcional no serviço do governo. Ao digitar o código, a fabricante imediatamente detecta se o seu modelo tem direito à gratuidade de dois anos e dá prosseguimento no cadastro e/ou na assinatura.
A plataforma da coreana também cria uma nova conta para utilizar apenas o recurso, mediante a uma senha numérica de seis dígitos e ao CPF do usuário, no lugar de utilizar a própria conta da Samsung cadastrada no seu celular.
O bloqueio do aparelho também funciona de forma distinta em ambas as plataformas. O Celular Seguro não realiza diretamente a suspensão do uso do seu smartphone. Você deve registrar uma ocorrência dentro do serviço, ao preencher um formulário com data, hora, cidade, estado e a situação do portátil, para ser emitido um alerta a todos os parceiros do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A lista de participantes inclui operadoras, bancos e outras empresas. Eles que ficarão responsáveis por efetivar o bloqueio do aparelho, mesmo se não houver uma conexão de internet ativa. Além disso, a suspensão não permite que outra pessoa “limpe” o telefone nem utilize qualquer um desses apps sensíveis, como os bancários. Como esse bloqueio é indireto, ele poderá acontecer em até 24 horas – não necessariamente de imediato.
Por sua vez, o Cadeado Galaxy funciona diretamente. Pelo fato de utilizar o IMEI como forma de bloqueio, combinado com a ferramenta Samsung Knox incorporada no seu Galaxy, a fabricante consegue efetivar a suspensão do uso do aparelho sem precisar de intermediários, pelo telefone (4004-0000 ou 0800 555 0000), no app ou pelo site oficial.
Uma desvantagem aqui é que, para ser efetuada a suspensão do funcionamento normal do aparelho Galaxy, o Cadeado requer uma conexão direta à internet. Também é possível destravar o celular por qualquer um dos canais disponíveis.
Aqui é onde estão as maiores diferenças entre ambos os serviços. O Celular Seguro não tem limitações de marcas nem sistemas operacionais. Ele funciona para Android e iOS, desde que o aparelho tenha uma linha de operadora ou algum app de parceiro instalado.
Além disso, a plataforma do Governo Federal oferece o bloqueio de maneira gratuita. Em outras palavras, você não precisará efetuar qualquer pagamento para ter acesso à proteção do seu dispositivo.
Por outro lado, o Cadeado Galaxy tem requisitos de uso. É necessário que o seu smartphone seja da Samsung, possua sistema Android 10 ou superior, tenha software original One UI, seja fabricado no Brasil e não conte com reserva de domínio ou de gestão empresarial.
Sem falar no fato de que a plataforma é paga. Ela custa R$ 39,90 por um ano, ou R$ 59,90 no pacote de dois anos. A empresa disponibiliza uma gratuidade dos dois primeiros anos a modelos recentes da família S – a partir do S21 FE – e da linha dobrável Z – a partir do Z Flip 3.
E aí, qual serviço você considera mais vantajoso para proteger o seu smartphone de roubo, furto ou perda? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários