LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: cadastre seu smartphone no app Celular Seguro e proteja seus dados em caso de roubo

02 de janeiro de 2024 12

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro é uma iniciativa do governo brasileiro para tentar inibir (ou pelo menos diminuir) o roubo e furto de aparelhos celulares, barrando o acesso de criminosos ao conteúdo dos aparelhos roubados.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como cadastrar seu smartphone na plataforma e os detalhes do uso dessa ferramenta do Governo Federal.

Como cadastrar seu smartphone no Celular Seguro

Sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Celular Seguro é uma plataforma que integra diversos serviços em um só lugar a fim de proteger os dados do usuário caso seu smartphone seja roubado ou furtado.

Isso, pois com o aparelho cadastrado na plataforma, o usuário consegue bloquear seu smartphone remotamente.

Ao notificar o roubo de um smartphone previamente cadastrado através da plataforma, a aplicação emite um alerta para operadoras e bancos para que estes realizem os procedimentos necessários para inviabilizar o uso de seus aplicativos e linha telefônica no aparelho subtraído.

Além disso, o próprio dispositivo é bloqueado através do IMEI – código único global de identificação do seu telefone celular – tornando-se incapaz de realizar chamadas e acessar dados móveis.

Assim, o usuário consegue proteger seus dados de forma mais simples e direta.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também negocia o bloqueio de aplicativos das redes sociais; já que os criminosos também podem conseguir os dados da vítima através destas ou até mesmo usar o perfil ilegalmente.


Mas atenção! Realizar o bloqueio do aparelho através do Celular Seguro não substitui o registro do boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto. Ele apenas facilita o processo de atenuação de danos ao consumidor, já que reduz o risco de perdas financeiras ou invasão de privacidade.

Cadastrar smartphone e pessoas de confiança no Celular Seguro

Confira a seguir como cadastrar seu aparelho na plataforma. O processo pode ser feito tanto através da web, na página do governo dedicada ao Celular Seguro, quanto no aplicativo da plataforma; disponível para Android e iOS.

Para acessar o recurso, você precisará ter uma conta Gov.br. Para aprender como criar uma, confira esse nosso outro tutorial.

Com tudo pronto, confira:

  • Com o aplicativo ou página web do Celular Seguro aberto no seu dispositivo, insira os dados da sua conta Gov.br para fazer o login na plataforma;
  • Leia os termos de uso do serviço e toque/clique na opção “Concordo”. A opção para concordar com os termos só é liberada quando o usuário alcança o fim da leitura.

Na tela inicial do serviço você terá acesso a três opções principais: “Pessoas de confiança”, "Registrar Telefone” e “Registrar Ocorrência”. Vamos começar pelo cadastro de pessoas de confiança.

  • Com a tela de “Pessoas de confiança” aberta, toque em “Cadastrar contato”;
  • Agora, preencha o formulário com os dados da pessoa que deseja adicionar como um contato de confiança;
  • Com tudo pronto, toque em “Cadastrar” para concluir o registro.
    • Você poderá mudar as pessoas de confiança a qualquer momento.

Ao cadastrar um contato como pessoa de confiança, ela passará a ver seu aparelho no perfil dela. Assim, caso aconteça alguma coisa com seu celular, ela poderá realizar uma ocorrência no seu nome pelo aplicativo, realizando o bloqueio do seu aparelho. Por isso, é importante escolher bem o seu contato de confiança.

De qualquer forma, essa pessoa não terá acesso aos dados sensíveis do seu aparelho. Através de seu perfil, verá somente o seu nome e o seu número de celular.

Cadastrado um ou mais contatos de confiança, de volta a tela principal do Celular Seguro, para dar seguimento as instruções, toque em “Registrar Telefone” para fazer o registro do seu aparelho.

  • Com a tela de “Registrar telefone” aberta, insira os dados do(s) seu(s) aparelho(s).
    • Não existe uma quantidade limite para dispositivos, mas a linha do aparelho deve estar cadastrada no seu CPF. Caso contrário, o alerta não será emitido;
    • Os dados de número de série, IMEI e pessoa de confiança são opcionais. Mas, quanto mais informações, melhor;
  • Com tudo pronto, toque em “Cadastrar” para concluir o registro do aparelho na plataforma.

Você aprendeu como registrar seu aparelho e como cadastrar pessoas de confiança no Celular Seguro! Agora, para registrar uma ocorrência e realizar um bloqueio, confira a seção a seguir.

Registrar ocorrência e efetuar o bloqueio do seu aparelho

Em caso de roubo, perda ou furto do seu smartphone, você, ou a pessoa de confiança previamente cadastrada, poderá registrar uma ocorrência no Celular Seguro, realizando o bloqueio de um aparelho cadastrado na plataforma.

Para isso, confira as instruções a seguir:

  • Com o app ou página Web do Celular Seguro aberto no seu dispositivo e com sua conta Gov.br devidamente logada, toque/clique em “Registrar ocorrência”;
  • Agora, selecione o número do aparelho em “Meus telefones” ou “Telefones de confiança”;
    • Para que algum registro apareça em “Telefones de confiança”, alguém precisará ter te adicionado como pessoa de confiança anteriormente.
  • Clique no botão “Alerta” para criar a ocorrência. Registre o que, quando e onde ocorreu o problema;
  • Aguarde pela emissão do protocolo. Guarde esse número.

Terminada a realização da ocorrência com a emissão do número de protocolo, a plataforma do Celular Seguro emitirá o alerta para as instituições participantes, como bancos e operadoras (e quem sabe, em breve, redes sociais, aplicativos de transporte e plataformas de compras).

A partir daí, essas instituições realizarão a suspensão do dispositivo para os serviços prestados, bloqueando a linha e interrompendo o uso de aplicativos.

Caso você encontre ou recupere o aparelho, deverá dirigir-se a sua operadora e aos bancos para solicitar o cancelamento dos bloqueios.

Celular Seguro BR

Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia


12

Comentários

TC Ensina: cadastre seu smartphone no app Celular Seguro e proteja seus dados em caso de roubo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista