LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China manda e Apple remove WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store

19 de abril de 2024 80

A Apple removeu os aplicativos WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa. A informação foi confirmada pela fabricante de Cupertino nesta sexta-feira (19).

Esse banimento dos aplicativos de origem ocidental mostra que a China tem ampliado cada vez mais a repressão contra serviços estrangeiros que não seguem as suas regras.

Em uma justificativa um tanto vaga, a Administração de Ciberespaço chinesa disse que a remoção desses aplicativos é necessária para "preservar a segurança nacional".

Imagem/reprodução: acervoTC.

Por mais que possa provocar algum impacto político fora da China, é preciso lembrar que esses aplicativos não são usados pelos chineses. Isso porque o país dispõe de diversas opções locais, como o WeChat.

Além disso, mesmo que disponíveis na App Store, o WhatsApp ou Telegram só funcionam na China por meio de VPN, uma vez que o "grande firewall" do país impede o acesso aos servidores dos mensageiros.

Comentando o assunto, a Apple apenas confirmou que seguiu as orientações do governo chinês.

A Administração do Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja da China com base em suas preocupações de segurança nacional. Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos.

A Meta não se manifestou sobre o assunto e representantes dos aplicativos Telegram e Signal não retornaram o contato da Reuters.

Ainda assim, analistas acreditam que esse banimento promovido pelo governo chinês está relacionado ao não-atendimento de uma nova regra do país. Anunciada no fim do ano passado, ela prevê que os apps que operam na China precisam ser registrados e compartilhar dados com o governo.

Veja mais

9 Hardware
7.7 Custo Benefício

Apple iPhone 14

Comparar Aviso de preço
O Apple iPhone 14 está disponível na Amazon por R$ 3.878. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 101 ofertas clique aqui.
(atualizado em 26 de maio de 2024, às 20:06)

80

Comentários

China manda e Apple remove WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos