LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Golpes de phishing financeiro em usuários Android cresce 32% em 2023, diz relatório

20 de maio de 2024 0

Houve um aumento nas fraudes contra dispositivos no sistema Android em 2023. Pelo menos, é o que aponta o relatório de ameaças financeiras da Kaspersky, que mostrou um crescimento de 32% em relação a esse problema. Além disso, a pesquisa ainda revelou que a principal fonte para iscas de phishing foi o uso do nome de lojas virtuais.

O total das tentativas foi de 41,65% e, entre as lojas mais imitadas, o estudo mostrou a Amazon como líder com 34%. Em seguida, está a Apple com 18,66% e a Netflix vem logo atrás, com 14,71%. Fábio Assolini é diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da empresa para a América Latina e comentou sobre o assunto:

O dinheiro sempre foi um ímã para os cibercriminosos e – na América Latina – ele é o que motiva a criação de golpes locais. Destaco também o crescimento de malware financeiro para celular e a queda dessas ameaças nos computadores. A explicação é simples, são nos apps bancários nos dispositivos móveis que estão as ferramentas de autenticação das transações – permitindo que a fraude seja realizada imediatamente em vez de ter que esperar a vítima estar conectada na página do banco no computador. Essa importância destaca a necessidade de proteger também o smartphone – seja ele para uso pessoal ou corporativo


Vale mencionar que o estudo mostrou também um aumento de 32% no número de ataques de trojans bancários direcionados a usuários de aparelhos Android. Nesse sentido, o número subiu de 57.219 para 75.521. Segundo o relatório, tanto pessoas quanto empresas podem considerar o phishing financeiro como uma ameaça significativa.

Por outro lado, as vítimas afetadas por malware financeiro para computadores caíram em 11% em 2023. Ainda assim, houve uma predominância nos Ramnit e Zbot entre as famílias de ameaças, visando mais de 50% dos usuários afetados. Os consumidores, então, foram a maioria das vítimas, com 61,2% de todos os ataques.

Como se proteger

A Kaspersky recomenda que os usuários baixem somente apps de lojas oficiais, além de verificar as permissões. Do mesmo modo, é recomendável atualizar o sistema e as aplicações importantes, já que novas versões costumam trazer correções importantes nesse quesito.

Veja também: o método criado para encontrar programas espiões no iOS e a atualização recente do Chrome que trouxe proteção em tempo real contra ataques de malware e phishing.


0

Comentários

Golpes de phishing financeiro em usuários Android cresce 32% em 2023, diz relatório
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos