LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linha do Tempo: Google Maps deixa de armazenar histórico de localização na nuvem por padrão

05 de junho de 2024 5

O Google Maps começou a alertar seus usuários sobre o fim do armazenamento do histórico de localização na nuvem. Conforme descoberto nesta quarta-feira (05) pelo Android Police, a gigante das buscas está enviando mensagens de e-mail para informar que a linha do tempo passará a ser armazenada no celular por padrão.

Com a atualização, o sistema do aplicativo organiza a linha do tempo em cada um dos dispositivos do usuário de forma independente. Isso significa que cada smartphone, tablet ou outro aparelho terá seu próprio histórico de localização. Como alternativa, o usuário poderá fazer backup desses dados na nuvem de forma manual ou automática.

(Imagem: Reprodução)

A empresa pede que os usuários definam suas novas configurações para o armazenamento da linha do tempo até 1º de dezembro de 2024. Caso nenhuma ação seja realizada, os dados antigos poderão ser perdidos.

A partir do prazo para os ajustes das configurações, o aplicativo tentará mover os últimos 90 dias do histórico de localização para o primeiro dispositivo no qual o usuário fez login após o dia 1º de dezembro, e todas as viagens mais antigas serão excluídas automaticamente.

Para manter o acesso aos dados antigos e garantir que as informações coletadas passem a ser armazenadas com segurança no dispositivo do usuário, basta atualizar para a versão mais recente do Google Maps, e então, seguir as instruções em uma notificação push, alerta dentro do aplicativo ou e-mail recebido.

É possível gerenciar as configurações de sua linha do tempo ao seguir o caminho:

  • Abra o Google Maps
  • Toque em seu ícone à direita da barra de pesquisa
  • Toque em “Sua Linha do tempo”
  • Toque no ícone de nuvem no canto superior direito
(Imagem: Capturas de tela/Google Maps/TudoCelular.com)

Ao permitir que o aplicativo faça backup dos dados da linha do tempo na nuvem, será possível visualizar o histórico de lugares que você visitou em qualquer dispositivo logado à sua conta do Google. Ao desativar essa opção, cada um de seus dispositivos conectados terá seu próprio histórico, e eles não poderão ser vistos na web.

Google Maps

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o sistema


5

Comentários

Linha do Tempo: Google Maps deixa de armazenar histórico de localização na nuvem por padrão
  • Medida muito válida, principalmente em países como o nosso em que vivemos uma ditadura do judiciário que é alinhado a um governo corrupto e autoritário.

      • motivo: privacidade do próprio usuário Agências da lei podiam solicitar judicialmlente que o google fornecesse os dados do timeline de um usuário porque essa informação fica armazenada nos servidores do Google. Ao transferir a informação do timeline para o celular do usuário, o Google se livra de ter que ficar atendedo inúmeras requisições judiciais pelo mundo inteiro para fornecer os dados, pois não estarao mais nos servidores dele. Isso é positivo por um lado, porém será perdida a função do timeline na web, fica somente no aplicativo do celular. Enfim, qualquer serviço do Google pode ser eliminado, alterado ou cobrado a qualquer momento pelo Goggle sem muita explicação, como já fizeram inúmeras vezes. Cuidado quando você se torna dependente do Google.

          • Então vou perder 10 anos de dados quando trocar de celular?

              • Nao entendi ao certo. Exemplo: tenho 2 dispositivos que acessam e registram meu histórico e jogam pra nuvem: quero manter um local (dispositivo) e esse local seja jogado pra nuvem também. O segundo só local. Como faço pra configurar e jogar pés nuvem deste que tenho interesse que seja local e nuvem?

                  • a partir do final desse ano, cada aparelho fica com seu próprio histórico armazenado nele. A interface web do mapas não terá mais o timeline, somente em cada celular. O histórico passa a ser guardado na nuvem junto com o backup dos outros dados do celular e será recuperado para um novo aparelho da mesma maneira que os dados de contatos, aplicativos e etc. Portanto o timeline passará a ser um timeline do aparelho vinculado à conta google, e não mais um timeline do usuário, o que acho correto. Assim os dados do timeline não ficarão mais em servidores do serviço de mapas do google, ficarão apenas nos backups individuais dos celulares vinculados à conta Google. Não será mais possível que dados do timeline de um usuário possam ser requisitados por agências do governo e também é um avanço em privacidade.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Especiais

                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                    Software

                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2