
Segurança 14 Mai
19 de junho de 2024 0
Usuários do Linux precisarão tomar cuidado com mais um novo malware que pode infectar o seu sistema. Nomeado como “DISGOMOJI”, o recém-descoberto software malicioso tem uma maneira nova de funcionamento: ele consegue usar emojis para executar comandos nos dispositivos que estão infectados.
Ao que tudo indica, o novo malware foi desenvolvimento por um hacker do Paquistão conhecido como “UT0137” e tem como alvo os dispositivos infectados em agências governamentais na Índia. As informações são da empresa de segurança cibernética “Volexity”, que tem rastreado o possível hacker nos últimos meses.
Em uma nota disponibilizada pela própria Volexity, a empresa explica um pouco sobre as intenções do misterioso hacker e como ele parece ter conseguido atingir parte de seus objetivos. Veja:
Em 2024, a Volexity identificou uma campanha de ciberespionagem realizada por um suposto ator de ameaça baseado no Paquistão que a Volexity atualmente rastreia sob o pseudônimo UTA0137. A Volexity avalia com grande confiança que o UTA0137 tem objetivos relacionados à espionagem e uma missão de atingir entidades governamentais na Índia. Com base na análise da Volexity, as campanhas do UTA0137 parecem ter sido bem-sucedidas.
Assim como muitas outras backdoors/botnets já criados, o DISGOMOJI pode ser usado para executar diferentes ataques com intuito de conseguir algo, como capturas de tela, roubo de arquivos, implantação de cargas adicionais do malware, procura de arquivos e muito mais.
Contudo, o destaque do vírus está no uso do Discord e dos seus emojis para que eles funcionem como uma plataforma de comando e controle (C2), o que por sua vez permite o malware se esquivar de software de segurança que busca por prompts baseados em texto escrito. São cerca de 9 emojis usados para representar comandos nos dispositivos:
Basicamente, os invasores usam um servidor do Discord para dar os comandos ao dispositivo que foi infectado por algum arquivo malicioso distribuído por meio de e-mails. Abaixo, a empresa explica melhor como funcionam esses processos:
DISGOMOJI escuta novas mensagens no canal de comando do servidor Discord. A comunicação C2 ocorre usando um protocolo baseado em emoji onde o invasor envia comandos ao malware enviando emojis para o canal de comando, com parâmetros adicionais seguindo o emoji quando aplicável. Enquanto DISGOMOJI está processando um comando, ele reage com um emoji “Relógio” na mensagem de comando para informar ao invasor que o comando está sendo processado. Assim que o comando for totalmente processado, a reação do emoji “Relógio” é removida e DISGOMOJI adiciona um “. Check Mark Button” emoji como uma reação à mensagem de comando para confirmar que o comando foi executado.
Embora o foco do DISGOMOJI seja atacar variantes do Linux chamadas “BOSS”, que o governo indiano usava como desktop, o malware pode infectar outras variantes do sistema também. Recentemente, uma falha de segurança do Windows permitia ataques por meio de Wi-Fi.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários