
Segurança 11 Abr
07 de novembro de 2024 51
Donald Trump voltou ao comando dos Estados Unidos e isso também deve acirrar ainda mais a disputa tecnológica do país com a China, uma vez que o republicano prometeu taxar todos os produtos de origem chinesa em 60%.
Aproveitando esse cenário, o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, Michael McCaul, sugeriu que o Departamento de Comércio revogue todas as licenças de chips concedidas para a SMIC.
A empresa chinesa, que é a principal parceira da Huawei, também precisaria aceitar uma inspeção física de técnicos do Departamento.
Essa delegação norte-americana seria enviada para a China em busca de verificar o tipo de maquinário que a SMIC tem usado e se a empresa está produzindo ilegalmente chips para a Huawei.
O presidente do Comitê também critica a administração Biden por não fiscalizar as sanções aplicadas contra a Huawei.
Há evidências crescentes de que a SMIC está violando as leis de controle de exportação dos EUA. Se a China não estiver disposta a concordar imediatamente com uma auditoria abrangente em todas as instalações da SMIC, o Departamento de Comércio deve pausar todas as licenças existentes.
McCaul ainda salienta que essa produção de chips avançados da SMIC tem ajudado a Huawei a desenvolver produtos de IA, algo que pode ajudar a China a superar os EUA no segmento.
Procurado pela Reuters para comentar o assunto, o Departamento de Comércio dos EUA disse que vai responder por "canais apropriados".
Por outro lado, a embaixada chinesa em Washington disse:
Alguns políticos dos EUA estão exagerando no conceito de segurança nacional e politizando ciência e tecnologia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários