Curiosidade 23 Jan
Atualização (17/01/25) - JB
A Apple desativou o recurso de Inteligência Artificial que resume notificações de notícias no beta do iOS 18.3. A mudança foi realizada diante das críticas de que a funcionalidade estava gerando fake news.
Conforme relato de diversos usuários do beta do sistema operacional, o resumo de notificações não funciona para aplicativos na categoria de Notícias e Entretenimento.
Além disso, a Apple adicionou um banner que agora avisa ao usuário de que o resumo de notificações é um recurso "experimental" e que pode cometer erros.
Outra mudança efetuada pela Apple envolve até mesmo o formato do texto dos resumos, que passa a ser diferente das notificações tradicionais.
Assim, os resumos gerados pela Apple Intelligence são em itálico, enquanto as notificações dos apps seguem o padrão normal.
Por enquanto, a empresa não informa quando retornará com o resumo para aplicativos de notícias, mas a péssima repercussão gerada após reclamações da BBC obrigou a Apple a se movimentar.
Isso porque a IA do iPhone gerou notícias absurdas por meio dos seus resumos e isso se transformou em memes nas redes sociais.
Texto original (07/01/25)
Após a rede britânica BBC comprovar que a Apple Intelligence gerou uma fake news com o recurso de resumo de notificações, a Apple veio a público anunciar um ajuste para a sua ferramenta.
Segundo a empresa de Cupertino, uma atualização que será liberada em breve deve começar a exibir uma identificação em todos os alertas de notícias que estão sendo resumidos pela Apple Intelligence.
Isso fará com que o usuário procure clicar no alerta para saber o contexto ou até mesmo ler a notícia completa, evitando possíveis enganos gerados pela IA.
Dois problemas relatados recentemente incluem uma notificação que diz que Luke Littler ganhou um campeonato antes mesmo dele começar, enquanto outra notícia resumida sugeria que o ex-tenista Rafael Nadal tinha se assumido gay.
Em seu comunicado, a Apple disse:
Os recursos do Apple Intelligence estão em versão beta e estamos continuamente fazendo melhorias com a ajuda do feedback dos usuários. Uma atualização de software nas próximas semanas esclarecerá ainda mais quando o texto exibido é resumido e fornecido pela Apple Intelligence. Incentivamos os usuários a relatar se visualizarem um resumo de notificação inesperado.
A BBC ainda não comentou o posicionamento da Apple, mas a agência britânica tem criticado a empresa por esses resumos enganosos, uma vez que eles "mancham" a imagem da companhia de notícias.
Outros exemplos "bizarros" de notícias falsas geradas pela Apple Intelligence incluem o resumo que diz que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tinha sido preso, enquanto Luigi Mangione tinha se suicidado após matar o CEO de uma empresa de planos de saúde dos Estados Unidos.
Comentários