
Tech 16 Jun
Moradores da cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro receberam um alerta de terremoto de magnitude de até 5,5 no litoral brasileiro. O aviso foi enviado por volta das duas da manhã e assustou muitas pessoas que estavam acordadas.
Conforme relato de diversos usuários nas redes sociais, o alerta foi emitido por meio do serviço de detecção de terremoto do Android, sendo que o aviso também continha dicas de segurança e informava que abalos secundários são comuns.
A magnitude do terremoto também variava conforme a cidade, uma vez que na Baixada Santista o alerta era de terremoto de 5,5, enquanto em Ubatuba era de 4,4.
Por enquanto, o Google não explicou o motivo do alerta ter sido enviado aos usuários de smartphones Android.
Por outro lado, a Defesa Civil de São Paulo garantiu que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado, podendo ter sido acionado por algum serviço exclusivo do Google.
Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado.
Já o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também negou qualquer ocorrência de terremoto em São Paulo durante a madrugada.
É preciso lembrar que a detecção de terremoto existe no sistema Android desde 2021 como uma medida de segurança, mas ela acabou falhando em algumas situações.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários