LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como bloquear sites no Mac, iPhone e iPad de forma fácil

18 de fevereiro de 2025 0

Embora seja um ótimo recurso, a internet pode ser um lugar perigoso. Bloquear o acesso a determinados sites pode ser essencial para proteger crianças de conteúdo inadequado, além de poder ser o ponto que faltava para aumentar sua produtividade, evitando distrações no horário de trabalho.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como bloquear sites no Mac, iPhone e iPad.

Como bloquear sites no Mac, iPhone e iPad

O Safari é um dos navegadores mais utilizados dentro do ecossistema Apple, sendo o preferido de vários usuários de iPhones, iPads e Macs. Mas assim como outros navegadores, o browser não possui uma ferramenta nativa para realizar o bloqueio de sites.

Com isso, é necessário utilizar de recursos dos próprios sistemas onde o navegador está instalado. Inclusive, ao realizar o bloqueio de sites ou determinado conteúdo através do iOS e do iPadOS, outros navegadores também serão afetados pela medida. No macOS a lógica é um pouco diferente, mas a gente fala melhor sobre isso daqui a pouco.

Confira as categorias:

Bloquear sites no iPhone/iPad

No iPhone e no iPad bastam alguns poucos passos para bloquear determinados sites. O bloqueio é feito através da função de Tempo de Uso (Screen Time). Confira:

  • Abra o aplicativo de “Ajustes”;
  • Agora, toque em “Tempo de Uso”;
  • Toque em “Conteúdo e Privacidade”;
  • Na nova tela, ative a chave de “Restrições” e toque em “App Store, Mídia, Web e Jogos”.

  • Agora, toque em “Conteúdo da Web”;
  • Selecione a opção de “Limitar Sites Adultos”.

Apenas com a configuração acima, o acesso a grande parte dos sites com conteúdo adulto será restrito automaticamente. Se você quiser continuar a acessar algum desses sites mesmo com o bloqueio, toque em “Adicionar Site”, em “Sempre Permitir”, e insira o endereço desejado.

Da mesma forma, se além dos sites adultos você também quiser bloquear algum outro site, como um portal de entretenimento, por exemplo, toque em “Adicionar Site”, em “Nunca Permitir”, e insira o endereço desejado. Para exemplificar, adicionamos o ‘sitedeexemplo.com’ como mais um site que deveria ser bloqueado.

Se você está realizando alguma medida de bloqueio parental e quer restringir o acesso ainda mais, a opção de “Apenas Sites Aprovados”, no mesmo menu, pode ser o mais indicado. Ative a opção e informe a lista completa dos únicos sites que poderão ser acessados pelo usuário do iPhone ou iPad.

Bloquear sites no Mac

Como mencionado, a lógica de bloqueio no macOS é um pouco diferente do que acontece no iPhone e no iPad. Embora tenha a mesma opção de Tempo de Uso vista no iOS/iPadOS, em nossa experiência o recurso só é capaz de bloquear acessos através do Safari, deixando outros navegadores correrem livres.

Se você quer bloquear o acesso a sites apenas no Safari, as instruções abaixo já devem bastar. Para você que quer realizar o bloqueio também em outros navegadores, a categoria a seguir é a mais indicada.

  • Abra o aplicativo de “Ajustes do Sistema”;
  • Agora, clique em “Tempo de Uso”;
  • Clique em “Conteúdo e Privacidade”.

  • Na nova tela, ative a chave de “Restrições” e clique em “App Store, Mídia, Web e Jogos”.

  • Agora, em “Acesso a Conteúdo da Web”, selecione a opção de “Limitar Sites Adultos”.

Apenas com a configuração acima, o acesso a grande parte dos sites com conteúdo adulto será restrito automaticamente. Se você quiser continuar a acessar algum desses sites mesmo com o bloqueio, clique em “Personalizar” e, sob “Permitido”, clique no ícone de ‘+’ e insira o endereço desejado.

Da mesma forma, se além dos sites adultos você também quiser bloquear algum outro site, como um portal de entretenimento, por exemplo, clique em “Personalizar” e, sob “Restrito”, clique no ícone de ‘+’ e insira o endereço desejado.

Se você está realizando alguma medida de bloqueio parental e quer restringir o acesso ainda mais, a opção de “Apenas Sites Permitidos”, ainda na seção de “Acesso a Conteúdo da Web”, pode ser o mais indicado. Ative a opção, clique em “Personalizar” e informe a lista completa dos únicos sites que poderão ser acessados pelo usuário do computador.

Bloquear sites em outros navegadores

Como fica claro pelos menus do sistema do Mac, a restrição do Tempo de Uso é direcionada ao Safari – e quando atinge outros navegadores e serviços, costuma ficar limitada a emissão de uma notificação (que as vezes, inclusive, pode mais atrapalhar do que ajudar).

Em nossa experiência, aplicativos desenvolvidos por terceiros podem ser a melhor alternativa para bloquear acessos à sites em todos os navegadores instalados (inclusive o Safari). Confira algumas opções abaixo:

Além dos aplicativos acima, extensões dedicadas para cada navegador também podem ser uma ajuda; embora só funcionem no navegador que estão instaladas. Se você usa o Chrome e está buscando como bloquear sites nele, esse tutorial pode ajudar.


0

Comentários

TC Ensina: como bloquear sites no Mac, iPhone e iPad de forma fácil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2