
Tech 20 Ago
Atualização (05/05/2025) - EB
Meses após anunciar a sua descontinuação, a Microsoft está encerrando o suporte ao Skype hoje. A decisão é definitiva, visto que vários recursos do aplicativo foram incorporados pelo Teams nos últimos anos. Apesar disso, a marca deixada pelo Skype deve ser lembrada por muito tempo, afinal ele é o sucessor direto do MSN.
Lançado em 2003, o Skype se tornou popular com a sua aquisição pela Microsoft 2011, o que contribuiu para a descontinuação do MSN Messeger em 2014 assim como está acontecendo agora com o Teams incorporando vários recursos.
Contatos, históricos de chats e credenciais serão migrados automaticamente do Skype para o Teams. Os dados também podem ser exportados manualmente até janeiro de 2026, pois eles serão apagados permanentemente após este período.
No comunicado de encerramento do serviço, a Microsoft diz:
O objetivo é simplificar nossas ofertas gratuitas de comunicação ao consumidor para que possamos nos adaptar mais facilmente às necessidades dos clientes.
Apesar disso, o Teams não é tão completo, pois não é possível fazer chamadas pagas de acordo com o uso e enviar SMS usando Créditos do Skype. Além disso, as chamadas de vídeo em grupo são limitadas a 60 minutos.
Para diversas pessoas, o Skype foi um verdadeiro aliado, não somente no trabalho, como até mesmo em jogos e ainda conseguiu inspirar alguns filmes de terror, como Amizade Desfeita (2014). Tudo isso em mais de 20 anos, porém, essa história chegará ao fim, visto que a Microsoft está bem próxima de encerrar o Skype por definitivo.
Como alternativa para o seu fim, a Microsoft parece estar interessada em migrar os usuários para o seu aplicativo Teams, que serve para chamadas e tem sido muito usada por empresas que precisam fazer reuniões online com funcionários e até mesmo clientes.
Vale destacar que o anúncio do encerramento do Skype não foi divulgado de forma oficial, mas foi encontrado, dentro de uma última atualização de visualização para Windows, uma mensagem em que é dito: “A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue suas chamadas e chats no Teams”.
Então, embora ainda não tenha sido revelada oficialmente, a mensagem se encontra lá e a Microsoft realmente quer que os usuários passem a fazer uso do Teams, visto que a há outra mensagem falando sobre como “seus amigos já migraram para o Teams gratuitamente”.
A descoberta foi feita pelo site XDA-Developers. Como as mensagens estão em uma atualização do Windows, é bem provável que ela seja, realmente, algo real. Porém, ainda é interessante esperar que a Microsoft se manifeste sobre de maneira oficial.
O Skype surgiu na internet em meados de 2003, mas só em 2011 ele foi adquirido pela Microsoft, que por sua vez pagou US$ 8,5 bilhões pelo aplicativo. Infelizmente, o projeto não teve o efeito esperado pela empresa, que acabou usando-o para criar o Teams. Veja mais novidades da Microsoft e seus produtos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários