
Economia e mercado 16 Abr
16 de abril de 2025 3
Visando melhorar a segurança para os smartphones fabricados por outras marcas sem ser Samsung e Google, o Android 16 oferecerá aos dispositivos um recurso antirroubo já conhecido por muitos: o Identity Check. O recurso chegou em dispositivos Pixels no final do ano passado e em seguida a Samsung já incorporou a novidade no One UI 7.
Infelizmente, outras marcas precisarão esperar um pouco mais para ter acesso à novidade, pois ele só será implementado para mais smartphones a partir do Android 16, como mencionado.
Ao ativar o Identity Check do Google, será necessário fornecer dados biométricos antes de permitir que qualquer outra configuração crítica de segurança seja alterada ou que o usuário autorize o acesso a senhas salvas, assim como outros dados que possam ser confidenciais.
Vale ressaltar também que, ao ativar o recurso antirroubo, não será possível fazer um fallback para o PIN ou senha do smartphone. O usuário será obrigado a usar a biometria dele para poder validar o seu dispositivo.
De forma resumida, a ideia do Google com o Identity Check é garantir que um ladrão não tenha acesso aos seus dados mais privados, como senhas de banco ou aplicativos de mensagens no geral.
O motivo pelo qual o recurso só poderá ser fornecido por uma atualização de Android é que foi necessário reescrever o código de autenticação biométrica para evitar o fornecimento do PIN ou senha padrão. Felizmente, a Samsung conseguiu se adiantar e implementou a novidade já no One UI 7 antes das mudanças. Veja mais novidades de segurança do Android aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários