
Software 05 Mai
05 de maio de 2025 2
Ao que parece, um dos grandes focos do Android 16 será a segurança. O Google parece estar trabalhando em um novo modo de proteção avançado para o sistema que deve incluir, além de outros detalhes, uma nova função para detecção de intrusos.
O novo recurso de detecção foi encontrado por correspondentes do portal internacional Android Authority ao mergulhar em uma versão beta do Google Play Services – mais especificamente, a versão 25.18.31. Cadeias de caracteres fazem referência ao chamado sistema de Detecção de Intrusão e apontam como a função deve se comportar. Confira:
Pelo que indicam as strings, a novidade deverá manter um registro privado e criptografado do sistema e das atividades de rede do dispositivo que poderá ser analisado pelo usuário sob a suspeita de alguma invasão. O registro deverá coletar informações sobre eventos de conexões na porta USB, conexões Bluetooth e Wi-Fi, informações da tela de bloqueio e registro de navegação.
Em um trecho, é informado ainda que essas informações deverão ficar guardadas em uma seção “privada e encriptada” do Google Drive, que só poderá ser acessada por meio da conta Google do usuário e da tela de bloqueio do dispositivo.
A string final ainda sugere que o novo recurso deverá fazer parte do Android 16; o que pode indicar que a novidade pode não ser vista em versões anteriores do sistema. A função deve fazer parte do esperado novo Modo de Proteção Avançada da próxima implementação do Google.
Assim como reportado há algum tempo, a nova versão do Android deverá trazer mais segurança para os dispositivos compatíveis – indo além do já famoso sistema de proteção contra roubo.
No Android 16 Beta 4, foi possível ver o recurso em ação em um Google Pixel 9 – sendo que a função pôde ser ativada através do menu de configurações do sistema. Confira o curto vídeo postado pelo portal Android Authority:
Ao ser ativado, o Modo inicia protocolos de segurança que não podem ser ajustados. Dividido em várias seções, ele é capaz de bloquear conexões não seguras (2G e WEP), protege contra sites maliciosos, protege contra bugs de memória e aplicativos maliciosos (inclusive em instalações sideloading de fora da loja oficial), e deve incluir além da famosa proteção contra roubo, o recém visto sistema de detecção de intrusos.
A função ainda parece se estender para aplicativos – com o Google Mensagens e o Telefone do Google já compatíveis, capazes de detectar spam. É possível que desenvolvedores também tenham acesso a API para incluir suas próprias medidas de segurança ao Modo de Proteção Avançado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários