
Acessórios 15 Mai
16 de maio de 2025 31
Atualização (16/05/25) - JB
A China criticou abertamente o governo dos Estados Unidos por impedir a venda de chips de Inteligência Artificial da Huawei para outros países.
Em coletiva de imprensa, He Yongqian, porta-voz do Ministério do Comércio, disse que os EUA estão "abusando" dos controles de exportação.
Além disso, a China confirmou que deve tomar medidas formais para defender os "interesses legítimos das empresas chinesas" no comércio global de semicondutores.
A porta-voz ainda disse que essas práticas dos EUA dificultam as negociações em meio a guerra comercial promovida por Washington, prejudicando principalmente o mercado de tecnologia.
Isso porque os controles de exportação "não criam um ambiente de cooperação de longo prazo".
Por enquanto, a Huawei não comentou o assunto. De toda forma, a empresa prepara o início das vendas do chip Ascend 910C para substituir o H20 da NVIDIA após as últimas sanções dos EUA.
Texto original (15/05/25)
O governo do presidente Donald Trump emitiu um alerta global para impedir que empresas de qualquer parte do mundo usem chips de Inteligência Artificial da Huawei.
Segundo informa a Casa Branca, o uso de soluções da empresa chinesa pode resultar em penalidades e sanções por parte dos Estados Unidos, uma vez que a Huawei é uma companhia que está impedida de exportar suas soluções de IA.
Além disso, o Departamento de Comércio explica que, apesar de produzidos na China, os chips Ascend estão sujeitos aos controles do país porque "provavelmente" contêm ou foram fabricados com "tecnologia americana".
Além de proibir o uso de chips de IA da Huawei em qualquer lugar do mundo, o Departamento também alega que os Ascend 910B, 910C e 910D certamente podem ter usado software dos EUA no seu projeto.
esses chips foram projetados com determinado software ou tecnologia dos EUA ou produzidos com equipamentos de fabricação de semicondutores que são o produto direto de determinado software ou tecnologia de origem americana, ou ambos.
Comentando o assunto, o "Bureau of Industry and Security" ressaltou que o alerta não se trata de uma nova sanção, mas apenas de um esclarecimento público global.
A orientação não é um novo controle, mas sim uma confirmação pública de uma interpretação de que até mesmo o mero uso, por qualquer pessoa, de um circuito integrado de computação avançada projetado pela Huawei violaria as regras de controle de exportação.
Por enquanto, a Huawei não comentou o assunto. De toda forma, analistas acreditam que os EUA divulgaram essa interpretação das sanções diante do rápido crescimento da empresa no fornecimento de chips de IA.
Isso ficou evidente após os EUA impedirem a venda de chips H20 da NVIDIA para a China e a Huawei conseguir substituir a oferta com um chip ainda mais poderoso.
Assim, há um temor em Washington de que a chinesa consiga não apenas fornecer chips de IA para o mercado interno, mas também exportar para outros países e concorrer com a NVIDIA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários