LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Big Techs dos EUA defendem “Pix para todos” após reunião com Alckmin

23 de julho de 2025 24

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, voltou a defender o Pix após reunião com as principais big techs dos Estados Unidos.

Questionado sobre as críticas ao Pix feitas na investigação movida pelo governo de Donald Trump, Alckmin disse que as big techs defenderam "Pix para todos". Ou seja, a integração do sistema em suas plataformas.

O Pix é um sucesso absoluto, facilitou a vida das pessoas. Nada impede que outras empresas participem da forma de pagamento. Elas falaram que defendem o Pix para todos. O que é importante? É que tem que ser de graça. É um sucesso, um exemplo para o mundo. Muita gente vem para o Brasil para ver como fazer.

A reunião foi realizada com representantes da Apple, Meta, Google, Visa e Expedia.

Imagem/reprodução: Geraldo Alckmin. O presidente da República em exercício tem se reunido com empresas dos EUA para tratar da defesa do Brasil na investigação comercial movida por Donald Trump.

O presidente Alckmin também disse que as big techs não tocaram no assunto sobre taxação, algo que vinha sendo apontado como motivo para retaliação dos EUA.

Elas são investidores no Brasil. Demonstraram que o Brasil é relevante no trabalho delas para crescerem no país e ficaram de nos encaminhar na sequência algumas questões que para eles são mais relevantes. Abrimos um bom diálogo.

Ainda sobre o "tarifaço" de Trump, Alckmin ressaltou que o Brasil tem negociado com o governo dos EUA "pelos canais oficiais e de forma reservada".

Além disso, essa reunião com empresas dos EUA que atuam no Brasil tem servido para que elas façam pressão nas negociações em Washington, uma vez que a taxação dos produtos brasileiros deve afetar principalmente os consumidores americanos.

O presidente não comentou a visão das big techs sobre a segunda crítica feita pelos EUA no ambiente digital, uma vez que a carta de Trump diz que a legislação brasileira impede que dados de cidadãos sejam enviados para fora do país.

Veja mais


24

Comentários

Big Techs dos EUA defendem “Pix para todos” após reunião com Alckmin
  • Se chamam de "tarifaço de Trump", aqui no Brasil deveria chamar como? Na maioria dos produtos quem vem dos EUA, o Brasil chega a cobrar mais que 100%. Quase todo nosso dinheiro é tomado pelo governo. O governo brasileiro, para nós brasileiros, é muito pior que Trump.

      • A crítica do governo americano que ninguém aqui no Brasil fala, é a de que o governo brasileiro/judiciário usam o PIX pra violar o sigilo dos cidadãos. Podem saber o que o Brasileiro está comprando, o dia, a hora e podem usar esses dados para perseguição política.

        O sigilo dos cidadãos se torna inexistente com o PIX. Existe uma forma de pagamento idêntica ao PIX lá nos EUA, mas não é o governo do que faz e sim empresa privada.

          • Sabe de nada inocente, o BCB é independente do governo

            E sim o Ministério da Fazenda cruza os dados do seus gastos (não só o Pix mas também crédito, débito, saques e etc ) com o banco de dados
            Se eu ganho 1000 como que gastei 2000? Quem não deve não teme.
            Isso é discurso de quem tá devendo.

              • A realidade é o inverso. As empresas e o governo dos EUA que desejam participar dessas transações financeiras. As empresas para lucrar o pedaço dos valores e o governo dos EUA para ter acesso aos nossos dados

                  • deixa de ser maluco

                      • O que na vdd as Big techs querem, é ficar com nosso dinheiro, que retiremos dos bancos tradicionais e deixemos guardadinho com eles, rendendo cada vez mais grana pra eles americanos. Só não entendeu a jogada dos americanos quem não conhece um mínimo de política econômica e capitalização de recursos. Que protejam o Pix e a soberania brasileira, do contrário seremos sempre um país de vira latas, pau mandado, e sem independência.

                          • Escreveu de um celular Android ou IOS onde tudo é monitorado pelo governo americano e não reclama de nada esse gado, que deve achar que um miliciano que comprou 51 imóveis em dinheiro vivo é um pobre coitado que tá sendo perseguido pelo judiciário, e não reclama em nada do congresso bolsonarista que votou para aumentar a sua conta de luz, assim como votou para aumentar a quantidade de deputados, pq temos poucos deputados né. Para de lá ber saco de americano, tecnologia semelhante ao Pix a china já tem há uns 10 anos pelo menos com we chat, e outros. O governo tá certíssimo, empresas americanas querem nossos dados, para explorar e trabalhar eles. Além da Mastercard e da Visa que perderam bilhões com a chegada do Pix. Aceite que o Brasil não deve ser submisso a nenhum país, e seja patriota ou patriotario baba ovo do Trump.

                            • Bostil pais atrasado em tudo até GPS nacional não tem; ms corrupção, e corruptos tem aos montes.

                                • Desinteressante...

                                  Essas reuniões exemplificam como o capitalismo de compadrio (crony capitalism) opera na era digital: grandes corporações buscam influenciar governos para obter vantagens competitivas, enquanto governos usam essas empresas como ferramentas de controle social. A verdadeira liberdade exige tanto o combate à corrupção sistêmica quanto a defesa intransigente da liberdade de expressão contra os monopólios públicos e privados da informação.

                                  Temos apontar que essas reportagens destacam reuniões entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e representantes das grandes empresas de tecnologia (Big Techs) para discutir a inclusão do PIX como forma de pagamento global e possíveis tarifas comerciais relacionadas a medidas de Trump. Esses encontros revelam uma relação complexa entre poder político e poder econômico que merece crítica.

                                  Lobby das Big Techs: As gigantes de tecnologia não estão defendendo o PIX por altruísmo, mas sim por interesses comerciais. O discurso de "democratização financeira" mascara a busca por controle sobre mais um segmento do mercado de pagamentos.

                                  Governo como intermediário: Quando o Estado passa a ser o mediador entre empresas estrangeiras e o mercado brasileiro, abre-se espaço para acordos obscuros, favorecimentos e troca de interesses que nem sempre beneficiam a população.

                                  Privatização do público: A aproximação entre governo e grandes corporações muitas vezes resulta na entrega de dados públicos e infraestrutura nacional a entidades privadas com fins lucrativos.

                                  Ainda digo sobre as Ameaças à Liberdade de Expressão

                                  Controle das plataformas: As mesmas Big Techs que discutem com o governo brasileiro são as que censuram, moderam e controlam o fluxo de informações conforme seus interesses corporativos e alinhamentos políticos.

                                  Parceria perigosa: Quando governos e gigantes da tecnologia se alinham, frequentemente o resultado é maior vigilância e restrição à liberdade de expressão, sob o pretexto de "combate à desinformação".

                                  Monopólio da verdade: Um pequeno grupo de empresas privadas, em conluio com autoridades, determina o que pode ou não ser dito na esfera pública, substituindo o debate democrático por regras corporativas.

                                  Por mais que nos governos petistas e o aumento da dívida pública, não apenas por ineficiência administrativa, mas também por esquemas de corrupção sistêmicos que desviaram bilhões de reais dos cofres públicos. Enquanto o país vivia uma ilusão de crescimento com programas sociais e crédito fácil, a corrupção e o populismo fiscal criavam uma bomba-relógio que explodiu após 2014, estamos vivendo um verdadeiro DejaVu!

                                  A Lava-Jato escancarou como o esquema de corrupção no PT (e em partidos aliados) drenou recursos que deveriam ser usados em saúde, educação e infraestrutura, prejudicando gerações futuras. O rombo nas contas públicas foi consequência direta dessa combinação de má gestão e corrupção

                                    • As bigtech precisam do brasil pq é o país de gente mais ociosas que vivem de bolsa família e ficam o dia todo nas redes sociais

                                        • Bostil criando e exportando tecnologia para gringo ver, ouvir, pensar e copiar com certeza. Pare esse trem que eu quero descer.

                                            • cottage deve tomar remedios fortes ou usdar droga !!

                                              • cottage e um robo de merda que so sabe puxar caso do ladrão de 9 dedos..

                                                  • Eles no mínimo querem comprar a patente do PIX.

                                                      • PIX é do Brasil.
                                                        E para piorar para os EUA, está sendo exportado para outros países.
                                                        Que se danem os cartões de crédito e financeiras americanas.

                                                          • eu acho ariscado outros paises usarem um recurso que temos aqui que ajudam mtas pessoas principalmente pessoas mais carentes o governo tem que tomar cuidado ao espor mto nossas tecnologias para que nao roubem

                                                            • pessoal vcs nao viram o que aconteceu na pandemia o genocidio que o governo antigo fez???? vcs estao doidao eh???? governo atual mil vezes melhor com ajuda dos mais carentes e pobres trasendo tecnologia para nosso pais agora com ajuda do vice presidente estamos no caminho certo ano que vem em 2026 temos que votar lula de novo para manter o pais no caminho certo

                                                              • Tem de ser muito higênuo para acreditar nas fala do ladrão de merenda, ainda mais que o presidiário quer se perpetuar no poder onde ele mesmo disse que sistema com eleições a cada 4 ou 5 anos faliu.

                                                                Android

                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                Android

                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                Especiais

                                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                Software

                                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2