
Economia e mercado 17 Jul
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, voltou a defender o Pix após reunião com as principais big techs dos Estados Unidos.
Questionado sobre as críticas ao Pix feitas na investigação movida pelo governo de Donald Trump, Alckmin disse que as big techs defenderam "Pix para todos". Ou seja, a integração do sistema em suas plataformas.
O Pix é um sucesso absoluto, facilitou a vida das pessoas. Nada impede que outras empresas participem da forma de pagamento. Elas falaram que defendem o Pix para todos. O que é importante? É que tem que ser de graça. É um sucesso, um exemplo para o mundo. Muita gente vem para o Brasil para ver como fazer.
A reunião foi realizada com representantes da Apple, Meta, Google, Visa e Expedia.
O presidente Alckmin também disse que as big techs não tocaram no assunto sobre taxação, algo que vinha sendo apontado como motivo para retaliação dos EUA.
Elas são investidores no Brasil. Demonstraram que o Brasil é relevante no trabalho delas para crescerem no país e ficaram de nos encaminhar na sequência algumas questões que para eles são mais relevantes. Abrimos um bom diálogo.
Ainda sobre o "tarifaço" de Trump, Alckmin ressaltou que o Brasil tem negociado com o governo dos EUA "pelos canais oficiais e de forma reservada".
Além disso, essa reunião com empresas dos EUA que atuam no Brasil tem servido para que elas façam pressão nas negociações em Washington, uma vez que a taxação dos produtos brasileiros deve afetar principalmente os consumidores americanos.
O presidente não comentou a visão das big techs sobre a segunda crítica feita pelos EUA no ambiente digital, uma vez que a carta de Trump diz que a legislação brasileira impede que dados de cidadãos sejam enviados para fora do país.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários