Software 27 Dez
A Microsoft acaba de publicar em seu blog oficial que as APIs gráficas do DirectX 12 – que ganharam suporte parcial para o WoW no Windows 7 – agora suportam algo chamado de Variable Rate Shading (Taxa de sombreamento variável), também conhecido como VRS.
A novidade vai permitir que desenvolvedores possam melhorar o aspecto visual dos jogos sem fazer com que eles pesem mais no PC, priorizando áreas onde julguem ser mais importante que a qualidade do sombreamento seja melhorada.
Isso vai permitir que alguns pontos visuais tragam uma qualidade melhor, enquanto outros mantenham a mesma resolução, fazendo com que as máquinas não precisem de ainda mais memória para renderizar os gráficos.
Desenvolvedores poderão escolher entre duas formas diferentes de implementar a novidade em seus títulos: por desenho ou dentro de um desenho.
Em testes conduzidos pela gigante de Redmond, foi observado uma melhora de até 20% no desempenho utilizando a primeira das opções – já a segunda ofereceu uma melhoria de 14%, tudo isso sem perda notável na qualidade.
O suporte o VRS será incluso em vários tipos de hardware, começando pelas placas gráficas Turing da NVIDIA – que chamam o recurso de Adaptive Shading (sombreamento adaptável).
A Intel também já está trabalhando na inclusão do recurso em sua décima primeira geração de GPUs; de momento, ainda aguardamos um posicionamento da AMD.
Diversos desenvolvedores como, por exemplo, Ubisoft, Activision e Epic Games, já estão trabalhando em conjunto com a Microsoft para a implementação do VRS em diversos títulos.
Nessa quarta-feira (20) a empresa vai reunir diversos desenvolvedores para falar mais sobre a nova tecnologia e auxiliá-los a entender melhor como ela funciona.
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