LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft libera Windows 10 (20161) para Insiders com novo menu Iniciar e mais mudanças de design

02 de julho de 2020 16

A Microsoft começou a liberar nas últimas horas a nova build 20161 do Windows 10 Insider Preview para os inscritos no programa Dev, que antes era chamado de Ciclo Rápido (Fast Ring). Com a chegada da versão, a empresa introduz várias mudanças visuais que prometem chegar na próxima versão final e que deve deixar o sistema mais atual.

Entre as novidades temos um novo menu Iniciar que preza pela uniformidade dos seus blocos e ícones ao invés de manter a gigantesca bagunça que é até agora, sendo mais uma mistura de várias mudanças ao longo do tempo.

Como você pode ver no GIF abaixo, a nova versão vai introduzir uma única cor em todos os blocos, com exceção daqueles animados como vemos abaixo com a tile de Clima. Assim, a cor escolhida como destaque não será mais o fundo dos blocos, mas sim apenas as cores gerais dos temas Claro e Escuro.

Before and After: Windows 10 Start menu in dark theme.

A Microsoft também revelou três capturas de tela para que os usuários possam perceber as mudanças em diferentes temas: o Claro terá os fundos dos blocos mais destacado do fundo, enquanto o tema Escuro vai deixar os blocos igualmente mais pronunciados com uma tonalidade mais clara do cinza. Há também uma terceira opção que poderá ser acionada para que toda a barra de tarefas e o menu Iniciar seja da mesma cor de destaque, como você pode conferir abaixo.




A Microsoft também está adicionando no atalho Alt+Tab a possibilidade de alternar entre abas do navegador Edge, ao invés de trocar apenas entre programas abertos na área de trabalho. Dessa forma, você poderá pular entre aplicativos abertos e entre abas do navegador. O usuário pode configurar a novidade em Configurações > Sistema > Multitarefa.

Também há testes sendo realizados na Barra de Tarefas, que agora vai oferecer personalização automática dependendo do usuário. Nos exemplos abaixo, vemos que o padrão será alterado levemente com o último ícone exibindo o aplicativo Seu Telefone caso o usuário tenha linkado o smartphone automaticamente, ou exibindo o aplicativo Xbox caso o usuário use o PC para jogar.


Além de melhorias nas notificações, com o logo do aplicativo incluso na mensagem e a adição de um botão fixado para remover a notificação, a nova versão chega com o Assistente de Foco desativado por padrão, sendo necessário que o usuário ative caso queira.

Mais uma novidade fica para a chegada de novas informações na página Sobre em Configurações, permitindo que os usuários possam copiar rapidamente as especificações completas do seu computador/notebook/tablet com Windows 10, além de exibir com destaque no topo da página se o dispositivo está protegido contra softwares maliciosos.


A empresa também afirma que está melhorando a experiência para dispositivos 2 em 1 como notebooks conversíveis e tablets com teclado: agora a irritante notificação que sempre pede permissão para mudar para o modo tablet não será mais visível quando o usuário remover o teclado ou girar o notebook, pois finalmente o modo será ativado por padrão.

Outra novidade fica para um modo de gráfico dentro do aplicativo padrão de calculadora do Windows, permitindo que equações complexas sejam trabalhadas e visualizadas em gráficos.

Como dito, o Windows 10 Insider Preview Build 20161 está sendo liberado apenas para usuários inscritos no programa Dev. A versão final com tais mudanças estéticas devem chegar no segundo semestre deste ano.


16

Comentários

Microsoft libera Windows 10 (20161) para Insiders com novo menu Iniciar e mais mudanças de design
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 94.660 mortes em 2.750.153 casos confirmados | Relatório diário

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo