LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 traz bug que corrompe discos com um comando; nova build Insider corrige falha

02 de março de 2021 4

O Windows 10 tem sido vítima de um número considerável de bugs nas últimas semanas. No começo do mês, o sistema operacional da Microsoft ganhou uma correção que eliminava as telas azuis causadas por conexões falhas de Wi-Fi. O problema é que, cerca de 5 dias depois, foi descoberto que o patch corretivo acabou causando erros em determinadas webcams, forçando a gigante de Redmond a liberar nova correção.

Pois agora, menos de um mês depois, um novo problema grave foi encontrado, com consequências mais sérias para os usuários. Ao executar um determinado comando ou mesmo acessar um caminho de arquivo específico, o Windows 10 acabava retornando uma mensagem de erro indicando corrupção e, como consequência, desabilitava o disco acessado ao marcá-lo como corrompido.

A descoberta foi feita em fevereiro pelo site BleepingComputer, que pôde concluir através de testes que o comando causador da corrupção poderia ser escondido em um arquivo de atalho do Windows, em um arquivo ZIP, em batch files e outros vetores, para então ser enviado a outros usuários.

O bug, descoberto pelo site BleepingComputer, era capaz de corromper uma unidade de armazenamento utilizando apenas uma linha de comando.

Imediatamente após a execução desses arquivos, o Windows solicitaria o reboot do sistema e a execução do comando chkdsk. De acordo com a Microsoft, o chkdsk deveria resolver o problema, já que o disco tido como corrompido seguiria funcionando normalmente. Testes, no entanto, indicam que a medida não soluciona a falha, sendo impossível de iniciar o Windows.

A expectativa era que a Microsoft liberasse uma correção para o bug ainda com o lançamento do patch de fevereiro, o que infelizmente não foi o caso. Apesar disso, descobriu-se que a build para Insiders mais recente conta com o conserto do problema, exibindo agora uma mensagem que aponta o nome de diretório como inválido. Dessa maneira, espera-se agora que a correção chegue a todos os usuários neste mês.


4

Comentários

Windows 10 traz bug que corrompe discos com um comando; nova build Insider corrige falha
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista