
Software 28 Fev
02 de março de 2021 4
O Windows 10 tem sido vítima de um número considerável de bugs nas últimas semanas. No começo do mês, o sistema operacional da Microsoft ganhou uma correção que eliminava as telas azuis causadas por conexões falhas de Wi-Fi. O problema é que, cerca de 5 dias depois, foi descoberto que o patch corretivo acabou causando erros em determinadas webcams, forçando a gigante de Redmond a liberar nova correção.
Pois agora, menos de um mês depois, um novo problema grave foi encontrado, com consequências mais sérias para os usuários. Ao executar um determinado comando ou mesmo acessar um caminho de arquivo específico, o Windows 10 acabava retornando uma mensagem de erro indicando corrupção e, como consequência, desabilitava o disco acessado ao marcá-lo como corrompido.
A descoberta foi feita em fevereiro pelo site BleepingComputer, que pôde concluir através de testes que o comando causador da corrupção poderia ser escondido em um arquivo de atalho do Windows, em um arquivo ZIP, em batch files e outros vetores, para então ser enviado a outros usuários.
Imediatamente após a execução desses arquivos, o Windows solicitaria o reboot do sistema e a execução do comando chkdsk. De acordo com a Microsoft, o chkdsk deveria resolver o problema, já que o disco tido como corrompido seguiria funcionando normalmente. Testes, no entanto, indicam que a medida não soluciona a falha, sendo impossível de iniciar o Windows.
A expectativa era que a Microsoft liberasse uma correção para o bug ainda com o lançamento do patch de fevereiro, o que infelizmente não foi o caso. Apesar disso, descobriu-se que a build para Insiders mais recente conta com o conserto do problema, exibindo agora uma mensagem que aponta o nome de diretório como inválido. Dessa maneira, espera-se agora que a correção chegue a todos os usuários neste mês.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários