LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linux recebe Tela Azul da Morte mais útil que a do Windows; veja qual a diferença

07 de dezembro de 2023 14

A Tela Azul da Morte é um elemento conhecido do Windows por ser exibido quando há uma falha crítica no sistema que força a sua reinicialização. Agora o Linux está recebendo a sua versão deste recurso para quando algo der muito errado no sistema e ele for forçado a desligar, mas com alguns diferenciais para socorrer o usuário.

A nova Tela Azul da Morte (BSOD) foi implementada na versão 255 do systemd, o gerenciador de sistemas e serviços do Linux, que foi lançada hoje e será integrada no Linux H1 2024.

Dentre as mudanças desta nova versão, há um novo serviço chamado "systemd-bsod" que identifica a Tela Azul e possui a seguinte descrição:

O system-bsod mostrará mensagens de erro registradas em tela cheia se elas estiverem registradas como LOG_EMERG.

Explicando melhor, a nova Tela Azul apresentará um código QR que o usuário poderá ler usando a câmera do seu celular para obter mais detalhes sobre o erro e como resolvê-lo.

Tela azul do Windows 11. Imagem: reprodução

Para fins de comparação, o Windows 11 também exibe um código QR na sua Tela Azul da Morte, mas este código é sempre o mesmo e vai sempre para a página "http://windows.com/stopcode".

No Linux, o código QR indicará uma página com mais detalhes do problema e como solucioná-lo ao invés de enviar o usuário para uma página genérica.

Além da nova Tela Azul, o systemd 255 também traz a ferramenta "systemd-vmspawn" com a mesma interface oferecida pelo systemd-nspawn aos pacotes para as máquinas virtuais. Há também suporte para criptografia de disco via systemd-pcrlock e TPM2.

O systemd 255 deve ser disponibilizado com as primeiras distribuições Linux que serão lançadas no primeiro semestre de 2024. Enquanto isso, os Windows 10 e 11 seguem com a tradicional Tela Azul da Morte com novos bugs envolvendo impressoras de novo.

Saiba mais


14

Comentários

Linux recebe Tela Azul da Morte mais útil que a do Windows; veja qual a diferença
Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone