Economia e mercado 28 Mar
A Microsoft tem investido pesado em novos recursos para o Windows com o Copilot, agora uma patente registrada por ela mostra uma nova ferramenta que utiliza reconhecimento facial para identificar pessoas com mais rapidez e eficiência, além de classificar imagens com base em grupos de pessoas mostrados nelas.
A patente registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA em nome da Microsoft diz que esta tecnologia pode permitir a pesquisa por uma pessoa individualmente ou por um grupo de pessoas em imagens. A diferença é que os usuários poderão encontrar fotos com sua família e amigos com mais eficiência neste novo método.
Para funcionar, o novo método pode utilizar imagens públicas de redes sociais ou fotos fornecidas pelo usuário. A descrição da patente diz:
O mecanismo de classificação também pode classificar agrupamentos de imagens com base nas faces das pessoas em comum nas imagens agrupadas. Por exemplo, agrupamentos maiores de pessoas podem ser classificados acima de agrupamentos menores. Além disso, agrupamentos com um número maior de rostos de entidades que são determinadas como amigos ou familiares ou similares podem ser classificados com maior relevência do que agrupamentos com um número menor de pessoas.
Ainda não está claro onde a Microsoft aplicará esta tecnologia, mas ela pode ser útil no aplicativo Fotos do Windows, no OneDrive, LinkedIn e até na busca de imagens do Bing. Entretanto, os termos de uso para esta tecnologia no Azure dizem que o usuário não poderá utilizá-la por ou para um departamento de polícia nos EUA.
Comentários