
Software 26 Jan
28 de janeiro de 2025 19
A versão 24H2 do Windows 11 tem sido um verdadeiro pesadelo para os usuários e nem mesmo as atualizações mais recentes estão conseguindo amenizar os danos. As atualizações KB5050009 e KB5050021 estão causando ainda mais dores de cabeça para muitos usuários.
Desde problemas com dispositivos de áudio e webcams até falhas na interface do sistema, as atualizações, lançadas em janeiro de 2025, estão se tornando um pesadelo técnico.
Um dos principais problemas relatados após a instalação da atualização KB5050009 no Windows 11 24H2 é a falha no funcionamento de fones de ouvido Bluetooth. Apesar de os dispositivos serem reconhecidos e conectados, o áudio simplesmente não é reproduzido.
Os usuários relataram erros de "renderização de áudio" ao tentar assistir vídeos no YouTube e dificuldade em solucionar o problema mesmo ao desconectar e reconectar os dispositivos.
A situação também afeta dispositivos conectados via USB DAC. Fones de ouvido que dependem desse recurso, como os da HyperX, Fiio e outros modelos populares, deixaram de funcionar, apresentando mensagens de erro como “Recursos insuficientes do sistema para concluir a API”.
A única solução encontrada por muitos usuários foi desinstalar as atualizações problemáticas.
Além dos problemas com áudio, webcams também estão sendo afetadas. Os usuários relataram que dispositivos como as webcams integradas de monitores Dell 4K (modelos P3424WEB e P2424HEB) e câmeras Insta360 Link estão apresentando erros como “O dispositivo não pode ser iniciado”. Em alguns casos, a câmera simplesmente deixa de ser detectada pelo sistema, mesmo após a remoção da atualização.
O impacto vai além de webcams externas: laptops como os da linha HP Spectre também tiveram suas câmeras integradas inutilizadas após a instalação da KB5050009.
As falhas não se limitam a áudio e vídeo. Muitos usuários também estão enfrentando:
Para aqueles afetados, a solução mais eficaz no momento é desinstalar as atualizações problemáticas (KB5050009 e KB5050021) através do menu de histórico de atualizações do Windows. Após isso, recomenda-se pausar futuras atualizações automáticas até que a Microsoft lance correções definitivas.
Enquanto a Microsoft trabalha para corrigir as falhas, as atualizações KB5050009 e KB5050021 se tornam mais um exemplo de como patches mal testados podem comprometer a experiência dos usuários. Até lá, os afetados terão que contar com soluções manuais para recuperar o desempenho e a funcionalidade de seus dispositivos.
Você está sofrendo com a nova versão do Windows?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários