
14 Dezembro 2017
Recentemente, falamos sobre o Cray XC50, um supercomputador mais potente do mundo destinado a fusão nuclear. Agora, há o outro extremo: o menor computador do mundo.
Durante a conferência IBM Think 2018, a empresa apresentou um novo computador que chama a atenção pelo seu tamanho: 1x1 mm, o equivalente ao tamanho de um grão de sal. A ideia dele é usar blockchain para monitorar entrega de produtos e evitar falsificações ,além do excelente custo-benefício por custar US$ 0,10 e economia de energia.
O objetivo de um computador tão pequeno é focar na segurança em nosso cotidiano em sistemas antifraudes, podendo ser realizada em um número enorme de possibilidades: seja num remédio que comprove a autenticidade do produto ou em um brinquedo.
No evento, a IBM deu como exemplo que o microcomputador também pode ser aplicado também em produtos para trânsito, evitando que o usuário compre algum produto falsificado, funcionando como uma espécie de "selo de garantia digital". Além disso, smartphones, smartwatches e computadores em geral também podem se beneficiar com o microcomputador.
A IBM não deu as especificações do novo computador detalhadamente e nem quando lançará a tecnologia. No entanto, ela disse que o aparelho tem um desempenho igual aos processadores do início dos anos 90. Sabemos também que ele tem memória RAM, LED para transmitir dados, sensores, e uma célula fotovoltaica.
Essas tecnologias abrem caminho para novas soluções que abordem segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e detecção de origem de produtos de luxo.
O que você achou desse novo microcomputador (literalmente) da IBM? Diga pra nós a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários