LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiro perde prêmio internacional após ser acusado de usar animal empalhado em foto

27 de abril de 2018 18

O geógrafo brasileiro Marcio Cabral havia ganhado um prêmio internacional na categoria "Animais em Seus Ambientes" para o concurso anual "Vida Selvagem" de 2017, administrado pelo Museu de História Natural de Londres.

Sua foto vencedora, intitulada "The Night Raider" (O invasor Noturno) mostra um tamanduá invadindo um cupinzeiro à noite no Parque Nacional das Emas, em Goiás, como podemos ver abaixo:

Foto que foi desqualificada por supostamente utilizar um animal empalhado

O brasileiro teria sido desqualificado do concurso e perdido seu prêmio após supostamente ter manipulado a cena com o uso de um animal empalhado.

Cabral nega que tenha utilizado tais artifícios, e ainda revela que havia uma testemunha com ele no dia da captura da imagem.

Em entrevista à BBC, o geólogo disse que haviam vários fotógrafos e turistas com ele no parque, e que "seria muito improvável alguém não ter visto um animal empalhado sendo transportado e colocado cuidadosamente nessa posição".

A presidente do júri do Vida Selvagem 2017, Roz Kidman Cox, criticou duramente:

Essa qualificação deve lembrar aos participantes que qualquer transgressão das regras e do espírito da competição será descoberta.

Tamanduá empalhado que teria sido utilizado na foto do geógrafo Marcio Cabral

Na legenda da foto, o geólogo relatou que a aparição do tamanduá foi uma "surpresa", mas o Museu de História Natural de Londres recebeu relatos de que a cena teria sido "fabricada", com o protagonista da foto sendo, na verdade, um modelo empalhado que pode ser visto na entrada da reserva.

Após as suspeitas, o museu pediu a cinco cientistas que analisassem a imagem vencedora – entre eles, estavam um especialista em taxidermia do Museu de História Natural de Londres e pesquisadores sul-americanos de mamíferos e tamanduás.

Mesmo trabalhando separadamente, todos chegaram à mesma conclusão: o animal era mesmo o empalhado, algo que pode ser comprovado com a morfologia, marcas, posturas e até o posicionamento dos tufos de pêlo.

Evidências suspeitas

Cabral cooperou totalmente com a investigação, fornecendo ao Museu de História Natural as imagens em formato RAW – mas em nenhuma delas o Tamanduá estava presente.

De acordo com o geógrafo:

Infelizmente não tenho outra imagem do animal porque é uma longa exposição de 30 segundos e ISO 5000. Depois que os falhes foram disparados, o animal deixou o local, por isso não foi possível fazer outra foto com ele saindo de um ambiente totalmente escuro.

Regras violadas

Com mais de 30 anos de existência, o "Vida Selvagem do Ano" possui regras explícitas, que afirmam que "as imagens não devem enganar o espectador ou tentar deturpar a realidade da natureza".

Por violar as regras, a fotografia "Invasor Noturno" perdeu seu título de vencedora, e foi retirada da exposição.

Cabral, que se diz triste com a decisão, continua a defender sua posição, e alega que voltará ao parque esse ano para coletar evidências que o inocentarão. Ele alegou que o Parque das Emas fica trancado à noite, com vigias, o que o impediria de ter acesso ao tamanduá empalhado.'

Outro caso parecido

O Vida Selvagem do Ano já precisou desqualificar outro concorrente em 2009, por algo similar ao ocorrido com Cabral.

Na ocasião, a foto ganhadora do prêmio mostrava um lobo espanhol saltando por cima de um portão – uma investigação concluiu que o animal em questão não era selvagem, e sim, um lobo manso criado em zoológico.


18

Comentários

Brasileiro perde prêmio internacional após ser acusado de usar animal empalhado em foto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2