
28 Maio 2018
22 de maio de 2018 18
Parece até coisa de filme, mas não é! Um estudante de 16 anos chamado David Rotaro, aluno da Ygnacio Valley na cidade de Concord, Califórnia (Estados Unidos) conseguiu hackear os computadores da escola para alterar sua própria nota.
O ataque ocorreu semana passada, onde Rotaro, através de um e-mail de phishing enviado para seus professores, conseguiu acesso ao sistema do colégio.
Uma vez logado, o estudante aumentou suas notas e a de seus amigos nas avaliações gerais, e reduziu as de quem ele não gostava. Ao todo foram mudadas as notas de 12 alunos. O estudante afirmou que o ataque foi "fácil, algo nível iniciante".
O e-mail enviado aos professores simulava um pedido de troca de senha enviado pela própria escola onde, ao clicar no link falso e digitar suas credenciais no campo de login, acabaram enviando suas informações a Rotaro.
As autoridades envolvidas encontraram provas do ataque na casa do aluno, que agora, enfrenta 14 acusações criminais, o que pode acabar atrapalhando (ou não) seus planos de se tornar um profissional de TI de alto nível.
Após o ocorrido, o estudante se diz arrependido:
Eu queria pedir desculpas para as pessoas que aumentei ou diminui as notas. Sinto muito pelo professor que eu hackeei.
Lembrando que aqui no TudoCelular já ensinamos como escapar dos e-mails de phishing bem como eles funcionam, então, atenção e muito cuidado antes de sair clicando em links por aí.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários