
Segurança 08 Mai
24 de maio de 2018 6
O avanço cada vez maior da inteligência artificial deixa grande parte dos fãs de ficção científica preocupados. E cada erro ou novo acontecimento sem grande explicação é mais combustível para se falar em Skynet ou início da revolta das máquinas.
Pois o que aconteceu com uma usuária do Amazon Echo de Portland, nos Estados Unidos, é um desses acontecimentos para ficar de olho. De acordo com Danielle, que pediu para que seu sobrenome não fosse divulgado, um empregado de seu marido entrou em contato para avisar que teria recebido o trecho aleatório de uma conversa, que ela não solicitou que fosse gravada, e muito menos enviada a ninguém.
Meu marido e eu brincávamos, dizendo, "aposto que esses dispositivos estão ouvindo o que estamos dizendo - disse ela, que tinha a casa cheia dos dispositivos da Amazon para controlar o ambiente.
De acordo com ela, a pessoa que recebeu a conversa ligou avisando que o Echo havia sido hackeado, explicando que teria recebido áudios de conversas dentro da casa. Inicialmente, Danielle e seu marido não acreditaram, mas acabaram convencidos ao escutar sobre alguns assuntos abordados pelo casal.
"Escutei vocês falando sobre pisos de madeira", alertou o recipiente, que depois reenviou os áudios para o casal. Não é a primeira vez que a Alexa se torna notícia por fazer algo que não deveria. Em março, relatos de que ela estaria dando gargalhadas sem motivo aparente ganharam as manchetes.
Em contato da reportagem da emissora KIRO-TV, a Amazon disse que o episódio não deveria ter acontecido, e que esta teria sido a primeira vez que se teve notícia de algo parecido.
A Amazon leva a privacidade muito a sério. Nós investigamos o que aconteceu e observamos que essa é uma ocorrência extremamente rara. Estamos tomando medidas para evitar que aconteça no futuro.
Danielle disse que já devolveu todos os dispositivos com a Alexa e pediu o reembolso à Amazon. Segundo ela, ao entrar em contato com a empresa, o atendente confirmou o envio não solicitado de áudios a um contato, e pediu desculpas. Mas ela sentiu sua privacidade invadida e violada, e não quer mais saber do Echo ou da Alexa.
A análise da equipe de engenheiros não conseguiu detectar o motivo de a assistente ter enviado aqueles áudios e nem mesmo o porquê de aquele contato ter sido escolhido.
A Amazon ofereceu desativar as comunicações dos dispositivos para que o casal continuasse a utilizar os serviços de Smart Home, mas Danielle não se sentiu mais à vontade com os aparelhos em casa. "Um casal na privacidade do lar tem conversas que não espera que sejam enviadas a alguém em sua lista de contatos", observou ela.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários