
Tech 27 Nov
10 de dezembro de 2018 8
Uma das grandes ambições da ciência é descobrir vida fora da Terra. E, de acordo com uma pesquisa recente, isso seria possível em planetas que orbitam 53 estrelas gêmeas do Sol. O estudo foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e publicado pela Monthly Notices of Royal Astronomical Society (MNRAS).
Os planetas rochosos nessas localidades teriam condições geológicas favoráveis à existência, evolução e manutenção da vida, devido à grande presença de tório (232Th) nas estrelas semelhantes ao Sol. O elemento radioativo seria um dos principais requisitos para isso.
No entanto, outro fator importante para isso acontecer é o planeta estar em uma órbita dentro da zona habitável, na qual seja possível manter água no seu estado líquido e tenha o ciclo do carbono. Este último permite equilibrar a temperatura do local para a mais adequada.
A tendência é que existam aproximadamente 100 milhões a 1 bilhão de estrelas semelhantes ao Sol em toda a Galáxia. Além disso, A previsão é que cerca de 5% das gêmeas solares tenham sistemas planetários similares aos nossos. Ou seja, rochosos próximos ao Sol e gasosos mais distantes.
Vale lembrar que, em julho deste ano, cientistas norte-americanos descobriram fortes evidências para abrigar vida alienígena no exoplaneta chamado Kepler-186f, localizado a 500 anos-luz da Terra.
Você acredita que outros planetas podem ter condições de abrigar vida? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários