LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA descobre 10 novos planetas semelhantes à Terra com possibilidade de abrigar vida

20 de junho de 2017 27

Dados coletados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, revelaram um total de 219 planetas orbitando em estrelas bem distantes, e 10 destes mundos são do tamanho da Terra e estão localizados em zonas habitáveis dentre as órbitas de suas respectivas estrelas hospedeiras.

Estes novos candidatos a planetas habitáveis são rochosos e também parecem ter a mesma temperatura da Terra, além de serem distantes de suas estrelas o suficiente para que haja a possibilidade de que água - se houver - se acumule em suas superfícies.

Cientistas encontraram estes planetas em uma série final de observações do Telescópio Espacial Kepler, que trouxe mais de 200 mil amostras de estrelas na constelação Cygnus. A Nasa lançou o Kepler em 2009 para descobrir se planetas como a Terra são comuns ou raros.

Durante sua missão de quatro anos, o telescópio encontrou 2.335 planetas confirmados e outros 1.699 candidatos, um total de 4.034. Este número inclui cerca de 50 planetas que podem ser do mesmo tamanho e temperatura que a Terra.

A nova análise do Kepler também indica que a forma de planetas extra-solares são de três tamanhos mais comuns, e não dois como se pensava anteriormente. Em um extremo estão grandes titãs gasosos, como Jupiter. No meio, há mundos do tamanho de Neptuno e, por fim, estão os menores, do tamanho da Terra.

Benjamin Fulton, pesquisador da Universidade do Havaí e Instituto de Tecnologia da Califórnia, disse que os planetas recém-descobertos "pareciam abranger todos os tamanhos, entre um e quatro vezes o tamanho da Terra, mas quando medidos precisamente, planetas pequenos [se dividem] em dois grupos de tamanhos distintos".

A maioria dos planetas no primeiro grupo, explica o pesquisador, pode ser "semelhante à Terra, com superfícies rochosas e pouca ou nenhuma atmosfera. Os planetas no segundo grupo provavelmente são primos de Neptuno com atmosferas grossas e sem superfície. Planetas de tamanho intermediário entre esses dois grupos de tamanhos são relativamente raros".

Com os dados recentes, podemos ter "uma nova divisão importante na árvore genealógica dos exoplanetas" , disse Fulton.


27

Comentários

NASA descobre 10 novos planetas semelhantes à Terra com possibilidade de abrigar vida
Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular