
Tech 27 Set
16 de outubro de 2019 11
Enquanto o satélite da NASA mostrou momento em que uma estrela era “devorada”, um astrofísico brasileiro realizou um feito inédito completamente oposto: capturou imagem que mostra o nascimento de duas estrelas.
O mineiro Felipe Alves e sua equipe registraram o acontecimento pelo rádio-observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Deserto do Atacama, no Chile. Como é possível ver na imagem a seguir, as “estrelas bebês” aparecem dentro de uma mistura de gás e poeira – semelhante ao cinturão de asteroides presente no sistema solar.
O local observado consistiria na Nebulosa do Cachimbo, perto do centro da Via Láctea. A distância seria de 600 anos-luz da Terra, onde fica situada a constelação Ophiuchus.
De acordo com Alves, a visualização da formação de um sistema estelar é inédita com a riqueza de detalhes que capturou. Ele ainda ressalta que esse tipo de estudo se trata de algo tradicional no meio.
“Trata-se da observação em detalhe da formação de um sistema binário de estrelas. O estudo de estrelas em formação é comum na rádio astronomia. Porém, não se havia observado com tanto detalhe a formação de um sistema.”
Felipe Alves
Astrofísico e líder da pesquisa
O trabalho feito pelo astrofísico brasileiro já vem de longa data. Ele iniciou o estudo há 15 anos, com direito ao auxílio de Gabriel Franco, do Departamento de Física da Universidade Feral de Minas Gerais (UFMG).
As novidades descobertas pela equipe comandada pelo mineiro chegaram a ser publicadas na revista Science, neste mês de outubro.
Qual é a sua opinião sobre o registro inédito feito pelo cientista brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários