
12 Maio 2020
05 de março de 2020 7
Grandes avanços têm sido alcançados na pesquisa espacial, dentre eles, várias formas de vermos o que há fora do nosso planeta sem necessariamente estamos lá para ver o que os astronautas viram, como foi o caso da missão Apollo 11, onde astronautas fizeram uma volta em torno da lua que foi reconstruída com imagens de satélite e computação gráfica e agora pode ser vista no YouTube.
Dessa vez a grande superação veio da sonda Curiosity, que fez uma imagem de Marte que tem absurdos 1,8 bilhões de pixels. No total, ela tem 2,43 GB de tamanho e é incrível de se ver. Para se ter uma ideia, a sonda levou 4 dias para registrar a paisagem marciana com diversos detalhes, embora não haja muito para se ver por lá, mas é muito interessante pelo fato de ser outro planeta.
A região mostrada na foto se chama Glen Torridon e fica ao lado do Monte Sharp, onde a Curiosity está pesquisando atualmente. A imagem foi feita no feriado americano de Ação de Graças, entre 24 de novembro e 1º de dezembro, quando a sonda não estava a serviço da NASA. Para registrar ela utilizou um braço mecânico com uma câmera que fotografou a paisagem por 6,5 horas em média a cada dia.
Foram 4 dias observando e fotografando individualmente cada pedaço da paisagem, que agora se tornou uma imagem única. Se você quiser ver a imagem completa basta visualizar o vídeo acima, onde a paisagem pode ver apreciada como se você estivesse no planeta vermelho, que por baixo da sua atmosfera não é tão vermelho assim como vemos em fotos da NASA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários