
Tech 31 Mar
Cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, conseguiram visualizar um jato de plasma gerado por um buraco negro supermassivo. A observação contou com uma precisão inédita e teve o auxílio do projeto Event Horizon Telescope (EHT).
O objetivo é que a imagem obtida permita a realização de estudos sobre o gerenciamento de toda a energia consumida por parte dos buracos negros. O fenômeno costuma acontecer na velocidade da luz, o que dificulta para os equipamentos capturarem o momento.
O ponto positivo no ocorrido consiste no fato de o jato ter sido liberado em direção à Terra. Desta maneira, o ângulo ficou favorável para a captura – apesar de ter sido visto como “estranho” por um dos coautores do artigo. Ele foi considerado um blazar, quando a energia fica compacta e passa a ter uma força maior.
Com a nova descoberta, a expectativa é que os cientistas consigam estudar ainda mais os supermassivos. A intenção dos pesquisadores consiste em saber mais sobre como eles consomem energia e o motivo de alguns exemplos optarem por canalizar a energia dos discos de acreção nas suas extremidades.
Vale lembrar que, na última semana, outro buraco negro foi observado por astrônomos enquanto lançava jatos de plasma. No entanto, o fenômeno foi visto, na ocasião, pelo telescópio ALMA, localizado no Chile.
O que você achou da observação feita pelos cientistas sobre o jato de plasma liberado pelo buraco negro? Acredita que isso poderá contribuir em estudos no futuro? Deixe a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários