LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Enem Digital chega em meio à pandemia como alternativa ao tradicional | Detetive TudoCelular

12 de maio de 2020 0

Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações principais dos estudantes passou a ser a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos problemas de saúde.

Apesar de a edição presencial (Enem Regular) não ter sofrido alterações, haverá neste ano a estreia do Enem Digital, uma alternativa para que os alunos possam fazer a prova por meio de um computador.

O Detetive TudoCelular detalha quais são as diferenças e as semelhanças deste novo formato em relação ao convencional, para você entender como fazer a sua escolha na hora de se inscrever para o exame. Entenda:

Origem

Por mais que se possa pensar sobre a ideia ser para ajudar no distanciamento social, a implantação do Enem Digital nada tem a ver com a pandemia. O Ministério da Educação já pensa na aplicação das provas na versão digital desde 2015. Ao longo de quatro anos, o MEC realizou estudos e consultas públicas sobre a ideia.

Até que, no ano passado, a pasta anunciou a versão eletrônica da prova. O projeto é implantá-lo de forma gradual e progressiva. Entre 2020 e 2025, o exame online será aplicado em formato “piloto”. A partir de 2026, é esperado levar a iniciativa por completo ao ambiente virtual.

Imagem: Reprodução

Objetivo

Entre os motivos utilizados pelo MEC para justificar a mudança, estão a aproximação dos estudantes ao exame, a aplicação em quatro vezes anuais por agendamento, a ampliação das cidades brasileiras contempladas e a potencialização da individualidade dos participantes, ao utilizar a Inteligência Artificial como base de dados para orientação.

A edição por meio eletrônico do Enem visa alguns objetivos específicos, como reduzir custos de aplicação e tornar a correção do exame mais rápida.

Como vai funcionar?

Uma das maiores dúvidas que é necessário tirar consiste no local da aplicação da prova. Diferente do que parece, o Enem Digital não será feito nas residências. Ele terá a aplicação dentro de faculdades, dentro de laboratórios de informática.

No local, o aluno terá as devidas supervisões feitas por fiscais, o que garantirá a segurança e impedirá possíveis fraudes na realização da prova. Assim como o Enem Regular, o novo formato também fornecerá quatro testes objetivos, com 45 questões cada. Apenas a redação se manterá no papel.

Imagem: Reprodução

Diferenciais

Quando se faz uma prova tradicional, no papel, o aluno fica restrito a questões mais estáticas, como perguntas por escrito ou a presença de gráficos e outros elementos visuais possíveis de se inserir em uma folha.

A chegada da versão digital busca não somente agilizar todo o processo, como também permite outros recursos aos candidatos. A prova online terá vídeos, infográficos e poderá ainda conter elementos ligados ao mundo dos games.

Método de inscrição

Como o TudoCelular já divulgou nesta segunda-feira (11), as inscrições estão abertas para o Enem 2020 e vão até o dia 22 de maio. O interessado poderá escolher qual formato deseja responder o exame, desde que a versão Digital esteja disponível na sua cidade – a opção aparece durante a inscrição.

A previsão do Ministério da Educação é que 1% dos participantes já neste ano realizem a prova no ambiente online. Os valores não têm diferença do Regular para o Digital, mas as datas de realização, sim. As provas presenciais serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto as virtuais acontecerão em 22 e 29 de novembro.

O MEC também fornece um aplicativo oficial para acompanhar a inscrição ou a solicitação de isenção da taxa, além de ver outras informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Você pode baixá-lo por meio dos links localizados no card abaixo do texto.

Quais são as suas expectativas para a primeira edição digital do Enem para este ano? Interaja conosco!

ENEM

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

Enem Digital chega em meio à pandemia como alternativa ao tradicional | Detetive TudoCelular
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 23.473 mortes em 374.898 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular