
Curiosidade 22 Mai
12 de maio de 2020 0
Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações principais dos estudantes passou a ser a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos problemas de saúde.
Apesar de a edição presencial (Enem Regular) não ter sofrido alterações, haverá neste ano a estreia do Enem Digital, uma alternativa para que os alunos possam fazer a prova por meio de um computador.
O Detetive TudoCelular detalha quais são as diferenças e as semelhanças deste novo formato em relação ao convencional, para você entender como fazer a sua escolha na hora de se inscrever para o exame. Entenda:
Por mais que se possa pensar sobre a ideia ser para ajudar no distanciamento social, a implantação do Enem Digital nada tem a ver com a pandemia. O Ministério da Educação já pensa na aplicação das provas na versão digital desde 2015. Ao longo de quatro anos, o MEC realizou estudos e consultas públicas sobre a ideia.
Até que, no ano passado, a pasta anunciou a versão eletrônica da prova. O projeto é implantá-lo de forma gradual e progressiva. Entre 2020 e 2025, o exame online será aplicado em formato “piloto”. A partir de 2026, é esperado levar a iniciativa por completo ao ambiente virtual.
Entre os motivos utilizados pelo MEC para justificar a mudança, estão a aproximação dos estudantes ao exame, a aplicação em quatro vezes anuais por agendamento, a ampliação das cidades brasileiras contempladas e a potencialização da individualidade dos participantes, ao utilizar a Inteligência Artificial como base de dados para orientação.
A edição por meio eletrônico do Enem visa alguns objetivos específicos, como reduzir custos de aplicação e tornar a correção do exame mais rápida.
Uma das maiores dúvidas que é necessário tirar consiste no local da aplicação da prova. Diferente do que parece, o Enem Digital não será feito nas residências. Ele terá a aplicação dentro de faculdades, dentro de laboratórios de informática.
No local, o aluno terá as devidas supervisões feitas por fiscais, o que garantirá a segurança e impedirá possíveis fraudes na realização da prova. Assim como o Enem Regular, o novo formato também fornecerá quatro testes objetivos, com 45 questões cada. Apenas a redação se manterá no papel.
Quando se faz uma prova tradicional, no papel, o aluno fica restrito a questões mais estáticas, como perguntas por escrito ou a presença de gráficos e outros elementos visuais possíveis de se inserir em uma folha.
A chegada da versão digital busca não somente agilizar todo o processo, como também permite outros recursos aos candidatos. A prova online terá vídeos, infográficos e poderá ainda conter elementos ligados ao mundo dos games.
Como o TudoCelular já divulgou nesta segunda-feira (11), as inscrições estão abertas para o Enem 2020 e vão até o dia 22 de maio. O interessado poderá escolher qual formato deseja responder o exame, desde que a versão Digital esteja disponível na sua cidade – a opção aparece durante a inscrição.
A previsão do Ministério da Educação é que 1% dos participantes já neste ano realizem a prova no ambiente online. Os valores não têm diferença do Regular para o Digital, mas as datas de realização, sim. As provas presenciais serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto as virtuais acontecerão em 22 e 29 de novembro.
O MEC também fornece um aplicativo oficial para acompanhar a inscrição ou a solicitação de isenção da taxa, além de ver outras informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Você pode baixá-lo por meio dos links localizados no card abaixo do texto.
Quais são as suas expectativas para a primeira edição digital do Enem para este ano? Interaja conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários