LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TP-Link Deco M3: rede Mesh para Wi-Fi na casa toda | Análise / Review

28 de outubro de 2020 9

O Deco M3 foi o mais novo investimento da TP-Link em seu portfólio de roteadores Mesh a chegar ao Brasil, sendo lançado em nosso país em agosto pelo preço sugerido de R$ 899. Diferente do Deco M4, que conta com duas “torres”, o Deco M3 traz um roteador principal neste formato e um segundo que se assemelha a um repetidor, mas é chamado de “extensor”.

A TP-Link nos mandou o kit Deco M3 para review, e chegou a hora de descobrirmos se essa é realmente uma boa pedida para quem busca aumentar a cobertura Wi-Fi em casa por meio de uma rede Mesh.

Unboxing

O kit enviado pela TP-Link foi o com duas peças, estando presentes o Deco M4R que servirá como principal e o Deco M3W que será o extensor do alcance da rede. Além dos próprios roteadores temos na caixa uma fonte de alimentação para o Deco M4R, um cabo de rede Ethernet RJ45 e manuais.

Caso desejado você pode comprar um kit Deco M3 ainda mais completo, que vem com um Deco M4R e dois extensores Deco M3W para garantir cobertura ainda melhor, especialmente útil para casas maiores ou com mais de um pavimento.

Design e construção

O Deco M4R não é exatamente pequeno, tendo dimensões de 190.5 × 90.7 × 90,7 mm. Por ter formato em torre o mais usual é utilizá-lo em pé sobre alguma prateleira ou móvel, diferente do que acontece com roteadores convencionais ou com o próprio Deco M5 da TP-Link que pode ser facilmente pendurado na parede para economizar espaço.

Aqui temos o primeiro ponto a se pensar na hora da instalação. Você terá que posicionar algum tipo de apoio próximo ao modem para o roteador, tendo em mente que o cabo de rede que vem na caixa é bem curto (cerca de 1m), e o cabo da fonte de alimentação também não é dos maiores (cerca de 1,4m).

O aparelho é feito de plástico, sendo quase todo na cor branca com alguns detalhes em preto. Suas conexões físicas ficam voltadas para trás, com o botão de Reset na parte inferior. Ele tem saídas de ar na base e um LED na parte superior com o logo da TP-Link, que servirá para informar o status da conexão (vermelho quando não tiver internet, azul quando tiver).

Já o extensor Deco M3W é mais prático, tendo o visual de um repetidor tradicional. Ele será ligado diretamente à tomada, e suas dimensões de 124 × 69 × 35 mm não ocupam tanto espaço, podendo ser posicionado de forma discreta em basicamente qualquer lugar.

Nele temos alguns LEDs a mais na parte frontal para informar se está ligado, status da conexão com o Deco principal e de suas redes Wi-Fi 2,4 e 5 GHz. Ele também é feito em plástico na cor branca.

Conexões

  • Deco M4R: 2 portas Ethernet Gigabit (detecção automática de WAN / LAN), 1 porta de alimentação, IEEE 802.11 ac/n/a 5 GHz (867 Mbps), IEEE 802.11 b/g/n 2.4 GHz (300 Mbps)
  • Deco M3W: IEEE 802.11 ac/n/a 5 GHz (867 Mbps), IEEE 802.11 b/g/n 2.4 GHz (300 Mbps)
  • Até 100 dispositivos

O Deco M4R será seu roteador principal, tendo duas portas Ethernet Gigabit que permitem que ele se conecte ao modem de seu provedor de internet e também a algum outro dispositivo que não possua conexão wireless. Como as portas possuem detecção automática WAN/LAN, você pode conectar os cabos sem se preocupar em configurar o tipo de conexão.

Já o Deco M3W funciona de forma totalmente wireless, bastando ligá-lo à tomada e configurá-lo assim que estiver tudo certo com o Deco M4R.

Ambos os modelos contam com Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, entregando até 867 Mbps na rede de 5 GHz e 300 Mbps na conexão de 2,4 GHz. Segundo a TP-Link, eles são capazes de gerenciar até 100 dispositivos de forma simultânea, o que garante uma boa margem para quem já começou a entrar na onda das casas inteligentes.

Por contar com tecnologia Mesh, todas as redes são unificadas sob um único nome formando uma grande malha inteligente, que inclui todos os roteadores e conexões de frequências diferentes. Isso permite que você transite pela casa alternando de forma automática e transparente para ter sempre a melhor cobertura e máxima velocidade.

Instalação

O primeiro a fazer é ligar o cabo de rede no modem e em uma das portas WAN do Deco M4R, e ligar o dispositivo à tomada. Enquanto ele liga, baixe o aplicativo TP-Link Deco em seu smartphone, já que será por ele que será feita a configuração inicial.

O app mostra um passo-a-passo bem detalhado, contando até mesmo com imagens de como conectar os cabos no roteador e no modem. Quando o Deco M4R estiver com o LED piscando em azul significa que ele está pronto para ser configurado, e então basta prosseguir pelo app.

O aparelho reconhece automaticamente o tipo de conexão com a internet que seu modem entrega, bastando apenas escolher o nome da sua rede e a senha para que tudo esteja concluído em poucos minutos.

Quando terminar de configurar o Deco M4R será exibida a opção de configurar um segundo roteador ou concluir a instalação. Toque em “adicionar outro Deco” e selecione o Deco M3W na lista de opções disponíveis, aproveitando as dicas do app para definir onde posicionar o extensor para garantir máxima cobertura.

Agora basta ligar o Deco M3W na posição desejada, esperar que o LED pisque para indicar que está pronto para ser configurado e seguir com a instalação pelo app, que também deve ser concluída rapidamente. Ao terminar a configuração será novamente perguntado se você deseja concluir ou adicionar outro Deco, então caso tenha comprado o kit com três aparelhos é só repetir o processo.

Cobertura

Se você está interessado em partir para uma rede Mesh é muito provável que tenha problema de cobertura com o Wi-Fi da sua casa, já que esse é um dos grandes diferenciais deste tipo de conexão.

O kit enviado pela TP-Link promete cobertura de até 200m², sendo ideal para casas de apenas um pavimento que possuam planta em L e modem posicionado em alguma das extremidades (como é o caso deste que vos fala).

Tanto o Deco M4R quanto o Deco M3W contam com duas antenas internas dual-band, com 20 dBm para a rede de 2,4GHz e 23 dBm para a rede de 5 GHz, então será necessário levar em conta o alcance combinado dos dois para decidir onde posicionar o extensor para tirar total proveito da capacidade de cobertura.

Nosso teste foi realizado em um apartamento com área interna de cerca de 55m², que pela já mencionada organização da planta e posicionamento do modem tinha enorme dificuldade em entregar uma conexão Wi-Fi estável no quarto principal mesmo usando um roteador de quatro antenas (TP-Link Archer C5).

A primeira tentativa foi feita posicionando o extensor Deco M3W no corredor que liga a cozinha aos quartos, mas a velocidade apresentou uma perda considerável devido aos bloqueios de sinal entre o Deco M4R e o extensor.

Como segunda tentativa foi feito o oposto, colocando o extensor na parede mais afastada da cozinha, o que o deixava em uma ligação sem interferências com o Deco M4R, mas com vários bloqueios até o quarto principal. Novamente, queda grande na velocidade.

Por fim, foi optado por um meio termo, com o extensor mudado para o quarto mais próximo do roteador principal. Assim ele ficou com apenas uma parede (e uma quina) bloqueando o sinal do Deco M4R, e também apenas uma parede para o quarto principal, e enfim chegamos a um resultado satisfatório.

Foi possível perceber que o sinal do Wi-Fi permaneceu no máximo ou bem próximo disso em todos os cômodos, que é a grande promessa da rede Mesh, mas ainda assim notamos uma variação considerável na velocidade em especial nos cantos mais afastados onde a rede alterna entre 5 e 2,4 GHz para entregar maior cobertura.

Para resolver esse problema seria necessário partir para uma versão mais robusta, já que a limitação de velocidade está claramente vinculada ao extensor, mas no geral ele consegue entregar algo mais do que satisfatório para assistir vídeos ou jogar online em pontos em que antes até para acessar mídias sociais era um verdadeiro martírio.

Aplicativo

Um dos grandes diferenciais da linha Deco é contar com um aplicativo recheado de funções, que está disponível para modelos Android e iOS. Tudo no app é feito com base na sua conta TP-Link. Ela pode ser criada rapidamente e não pede muitos dados pessoais, mas só a partir daí você consegue fazer o login no app para acessar todas as funções, o que é curioso já que teoricamente você não terá sequer internet configurada para baixar o app.

O aplicativo permite desde a primeira configuração dos roteadores até gerenciamento remoto, adição de dispositivos à lista de bloqueio, update de firmware, relatórios mensais de uso, gerenciamento de aparelhos prioritários e controle parental com dias, horários e sites permitidos para cada perfil. É possível ainda criar uma rede para visitantes e regular o nível de acesso, e os novos Deco M4R e Deco M3W são compatíveis com Alexa, Google Assistente e IFTTT.

Uma função particularmente útil, em especial para quem mora com mais alguém em casa, é a de criação de perfis. Com ela você não apenas consegue organizar qual dispositivo pertence a quem, como também definir prioridades com base no tipo de aparelho e assim evitar que a Netflix trave porque seu irmão está jogando online, por exemplo.

No geral a experiência com o app foi mais positiva que negativa, sendo visto em alguns momentos um pequeno atraso para atualizar informações mas nada que chegue a comprometer.

Conclusão

A TP-Link promete “internet na casa toda” com sua linha Mesh, e de certa forma entrega isso.

Apesar de não ter a velocidade máxima da conexão em todos os pontos da casa, a cobertura em si está presente, e no geral a perda apresentada foi muito mais por conta de limitações de velocidade do extensor, o que indica que comprar um modelo mais potente (como o Deco M4 ou Deco M5) pode ser o mais indicado se você tiver uma internet mais rápida.

Os extras no aplicativo são algo a se levar em conta, sendo possível manter todos os membros da casa e seus respectivos dispositivos devidamente organizados para garantir que todos acessem o que precisam sem travamentos, além de acessar relatórios mensais de consumo, contar com gerenciamento remoto e vários outros “mimos”.

Se comparado a rivais como D-Link COVR-C1213, COVR-1102 e Intelbras Twibi Giga, temos no modelo da TP-Link uma grande aposta no aplicativo como diferencial, já que todos estes também contam com porta Gigabit, são mais compactos e prometem cobertura muito maior, sendo cobrado o mesmo preço.

Cobertura Wi-Fi na casa todaApp prático e intuitivo para gerenciar a redeÓtima estabilidade no roteador principal
Extensor não acompanha a qualidade do modelo principalFalta de suporte para pendurar o Deco M4R na parede

9

Comentários

TP-Link Deco M3: rede Mesh para Wi-Fi na casa toda | Análise / Review
  • Tenho um par do TP-Link Deco E4R e foi sem sombra de dúvidas a melhor aquisição, apesar das portas LAN não serem Gigabit e ser limitada em 100Mbps, mas não me arrependo e posso garantir graças a tecnologia Mesh tenho Wi-Fi estável na casa toda!

      • atenção a promoção para clientes Claro do M4 e M5... comprei um pacote de 3 M4 por 999 reais e foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida, internet 100% em todos os cantos da minha casa (2 andares, 110m2 por andar)

          • Estou esperando a TP Link trazer os roteadores Mesh com Wifi 6, como o Deco X20, X60 e X90 mas pelo jeito a TP Link só traz porcaria antiga pro Brasil e acho q vou ter q ir de Outra marca mesmo...

              • ALÁ O PS5 KKKKKKKKKKKKK

                  • Tenho um Deco M9 Plus (kit com 3). Nunca atingia velocidade contratada em vários cômodos, depois do Deco ficou 100%. Agora não sei esse modelos de entrada se são bons igual M5 e M9. Nesse preço de R$800/900 talvez compensa ir de Intelbras Giga.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista