
Tech 16 Abr
28 de maio de 2021 3
As teorias de Albert Einstein norteiam a Física até os dias de hoje. Um Nobel foi entregue a uma pesquisa que confirmou a relação entre as perspectivas do cientista alemão sobre buracos negros e outras questões universais, enquanto o telescópio Hubble da NASA, agência espacial dos Estados Unidos, registrou o fenômeno de “lente gravitacional” previsto pelo físico.
Em 1905, Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável. Entretanto, no plasma, essa velocidade pode ser mais lenta ou mais rápida e, agora, cientistas conseguiram demonstrar a possibilidade de superar a velocidade da luz, ao menos em laboratório e sem quebrar nenhuma lei da Física.
O estudo, publicado no periódico científico Physical Review Letters, pode ajudar na pesquisa de tecnologias avançadas para aceleradores de partículas, que ajudam a entender a origem do Universo — atual empreitada da NASA com o telescópio James Webb — e realizar pesquisas sobre materiais, ou mesmo para geração de energia por fusão nuclear.
O time de pesquisa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, local conhecido por projetar ogivas nucleares nos Estados Unidos, conseguiu superar a velocidade da luz utilizando laser através de plasma, isto é, gás ionizado pelo calor; um estado de matéria mais conhecido como fogo, embora também seja descrito como energia pura e não matéria.
Na demonstração, os pesquisadores criaram um plasma de hidrogênio-hélio ionizando um jato de gás com um feixe de laser polarizado. Após isso, eles apontaram o segundo feixe de laser para esse plasma, onde foi mensurada uma velocidade que superou a velocidade da luz.
A Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, é claro, continua valendo; os cientistas “apenas” conseguiram encontrar uma brecha para atingir uma velocidade supraluminal em condições específicas. Para conferir a publicação do estudo, clique aqui.
Você se interessa por Física? O que achou dessa pesquisa?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários