LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova tecnologia para baterias de lítio induz carregamento rápido completo em 10 minutos

15 de junho de 2021 4

Nos últimos anos, houve um desenvolvimento significativo em termos de bateria para dispositivos eletrônicos, inclusive no quesito carregamento rápido. A Xiaomi recentemente anunciou uma tecnologia de hipercarregamento com 200 watts capaz de preencher a bateria em apenas 8 minutos. Há ainda quem opte por power banks ou “gambiarras” para aumentar a capacidade de bateria.

Rachid Yazami, um professor da Universidade Tecnológica Nanyang, em Singapura, deu mais um passo rumo a novas tecnologias que impactem o futuro das baterias de eletrônicos ao desenvolver um novo tipo de carregamento rápido. O processo criado por Yazami é capaz de carregar uma bateria de lítio em apenas 10 minutos.

A tecnologia de Yazami pode ser dada como confiável, visto que o professor foi responsável também por inventar o ânodo de grafite utilizado em baterias de lítio ainda em 1983. Essa descoberta é utilizada até os dias de hoje como base para a construção de baterias de lítio modernas.

De acordo com o relatório que explica a nova tecnologia de carregamento rápido, dada como a mais rápida do mundo para baterias de lítio, o método tradicional adota carregamento de forma contínua, sendo que o circuito controla a corrente de energia no início do processo e a modifica para uma voltagem constante até que a bateria esteja totalmente carregada.

No entanto, o método desenvolvido por Yazami, chamado de "voltametria não-linear”, faz a corrente de energia ser modificada em pulsos durante o processo de carregamento, de forma a produzir algo sete vezes mais veloz que o carregamento rápido da Tesla.

O professor Yazami explica que o novo método é como subir um degrau. A voltagem de cada etapa de carregamento é mantida de forma constante até chegar no próximo, no qual certos parâmetros exigem uma nova voltagem, e assim por diante até que a bateria esteja totalmente carregada.

Tal processo permite que a bateria tenha um curto período de descanso durante o carregamento, ou seja, a reação química é ligeiramente diferente da proposta de carregamento com corrente constante, que, aliás tem um grande problema.


O atual método de carregamento rápido afeta a vida útil da bateria, segundo Yazami, por conta da pressão e calor que exerce sobre o componente. Um de seus maiores objetivos é impactar positivamente o mercado ao criar uma tecnologia de carregamento que permite maior tempo de uso:

Esta tecnologia de carregamento rápido pode reduzir a pressão sobre a bateria para prolongar sua vida útil. Provavelmente prolongará a vida útil da bateria de veículos elétricos de 5 anos para 10 anos porque a tecnologia pode reduzir a geração de calor [...]. Meu sonho é que no futuro seja possível carregar baterias de veículos elétricos por apenas 10 minutos e proporcionar 800 quilômetros de usabilidade.

Qual sua opinião sobre o futuro das baterias de eletrônicos e carregamento rápido em questão de poucos minutos?


4

Comentários

Nova tecnologia para baterias de lítio induz carregamento rápido completo em 10 minutos
  • Pensa um negócio que tem atrasado e muito o desenvolvimento de novas tecnologias, é a tal da bateria, a empresa que conseguir a proeza de carregar rápido sem degradar, ou desenvolver uma nova com mais capacidade, vai lucrar heim...

    E antes dos fanboys chegarem, Samsung, Apple, Xiaomi, Huawei, etc, essas empresas são apenas um dos consumidores deste produto, porém até investir em pesquisas, porém estão longe de fabricarem baterias, elas compram de grandes fabricantes...

    Aliás o maior interessado em novas tecnologias não são nem as smartphones como vocês podem ver no próprio texto, e sim o mercado de transporte (Carros, Drones, Transporte Público, de Cargas, etc), hoje eles ainda são inviáveis no fim da conta, devido ao alto custo de reposição de baterias...

      • Liberem baterias com maior capacidade em menos espaço logo...

          • Tô esperando é baterias durem mais tempo. E com menor espaço ocupavel seja qual for tipo de componente usado

              • iPhone básico também faz isso, só que ao contrário.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista