
LG 23 Jun
26 de junho de 2021 22
Na última quarta-feira (23), a LG oficializou as suas novas Smart TVs no Brasil, com tecnologias como OLED evo, QNED MiniLED e NanoCell. A empresa promete recursos avançados de telas e itens para todos os gostos.
Para saber mais sobre as novidades da marca e quais são as principais características de cada modelo, o TudoCelular entrevistou o gerente de produtos de TVs da LG, Pedro Valery, que mostrou o funcionamento, na prática, diretamente do showroom Business Solutions Center.
O executivo ainda comentou sobre as funções voltadas a casas conectadas e os possíveis problemas de escassez de componentes, causados principalmente pela pandemia do novo coronavírus. No vídeo acima, você poderá conferir a entrevista na íntegra, enquanto abaixo você terá um resumo com os principais pontos. Confira:
De início, Valery ressaltou o novo modelo top de linha da série OLED, o G1, que agora conta com painel com tecnologia Evo. A fabricante adicionou mais camadas de OLED, para aumentar o brilho e o volume de cor, além de trazer taxa de 120 Hz para dar mais fluidez.
“A gente fez uma restruturação do painel de OLED. Mudamos alguns elementos químicos, acrescentamos umas camadas novas de OLED. Com isso, aumentamos o brilho deste televisor em 20%. Você consegue ter um maior volume de cor, uma profundidade maior nas cenas. Os conteúdos em HDR serão os mais beneficiados com isso.”
Pedro Valery
Gerente de produtos de TVs da LG
Valery acrescenta que este modelo traz o visual Gallery, para chegar bem próximo à parede, sem precisar comprar separadamente. O consumidor já terá o suporte integrado à TV, com direito a instalação grátis de um técnico da empresa.
“O grande diferencial desta TV é o visual Gallery. Ela está colada na parede e tem 2 cm de espessura. Este produto, quando você o compra, já vem com o suporte junto no produto. Basta ligar no suporte técnico da LG, que você tem instalação gratuita.”
O executivo voltou a destacar o foco do modelo C1 de 48 polegadas para o público gamer. Uma das novidades da linha 2021, esta televisão tinha a sua vinda ao Brasil confirmada em janeiro, durante entrevista anterior ao TudoCelular. A Smart TV ainda terá como público-alvo aqueles que poderão usar como monitor ou em ambientes menores.
“A grande novidade que a gente trouxe para a linha C1 é a de 48 polegadas. Ela é pensada muito no público gamer. Os mesmos recursos da linha G estão presentes neste produto, só que em uma versão menor. Se você quiser utilizar ele em um PC para trabalhar, como tem toda a tecnologia OLED, a sua assertividade na edição de um vídeo ou uma imagem vai ser 100% precisa. Então, aqui é uma televisão com uma proposta que pode ser muito boa para os gamers, assim para quem quiser usar a TV como um monitor. E, vamos ser bem honestos, para quem quiser só o máximo da imagem com uma tecnologia OLED, você também consegue colocar esta em ambientes menores, visto que no passado a gente só tinha em tamanhos de 55 polegadas.”
Valery complementou ao exibir a linha de entrada da série OLED, a A1, que chega para entregar a qualidade da imagem OLED, mas sem as características extras. O gerente de produtos confirmou que seria uma Smart TV com a proposta de quem quer ter o primeiro contato com esse tipo de painel.
“A A1 tem os dois pezinhos no lugar do design central. E o que vai mudar? Na linha A1, nós temos o processador Alpha 7, que é inferior ao Alpha 9. Aqui também temos um painel de 60 Hz, ao invés de 120 Hz, como na linha C e G. E ela não possui HDMI 2.1, mas sim HDMI 2.0. Por quê? Aqui é uma TV que foi pensada para o pessoal que quer quase a melhor imagem, mas você consegue ter uma OLED e uma tela que não tem tantas características gamers ou que vão conseguir um aprimoramento de imagem tão grande quanto você consegue na linha C ou G. Mas é uma qualidade muito boa para quem quer assistir às suas séries, filmes e noticiários, e não precisam de tantas características.”
Sobre os televisores QNED MiniLED, Valery explica que a qualidade não chega no nível de uma OLED, mas traz uma evolução do LCD, o que gera um ganho principalmente no contraste do display.
“O grande diferencial desta linha é que a gente está chegando na inovação definitiva das TVs de LCD que é possível chegar atualmente. No passado, a gente já tinha a linha NanoCell. Nós evoluímos esta para chegar na QNED MiniLED. As outras televisões, tirando a OLED, utilizam LEDs para iluminar o painel LCD. No caso da QNED MiniLED, são mini LEDs mesmo. A gente reduziu o tamanho dos LEDs e aumentou a quantidade deles, assim como as zonas de controle. Você vai ter um controle muito maior de iluminação do painel. Aquele efeito ‘halo’ é minimizado muito. Não chega no nível aos pés de uma TV OLED, mas você tem um ganho no contraste. Vai conseguir ter pretos mais profundos.”
Outra declaração foi a de que a LG é a primeira a juntar duas tecnologias para aprimorar as cores e, consequentemente, a imagem: os pontos quânticos e o filtro NanoCell. A combinação gera um controle maior da iluminação.
“A gente tinha a tecnologia NanoCell, que é o filtro de cores impuras, para reproduzir as cores puras. E agora adotamos a película de Quantum Dot à estrutura do televisor. A esquemática fica assim: os mini LEDs passam pelos filtros polarizadores, chegam nos Quantum Dots, que vão elevar o volume de cor desta iluminação; vão passar pelas partículas NanoCell, para filtrar as cores impuras; e vão fazer a formação de imagem. A somatória de tudo isso é que você vai ter um controle muito maior da iluminação, um volume de cor superior e um ganho na imagem em todos os sentidos, quando comparado com TVs que utilizam apenas uma tecnologia de aprimoramento de cor.”
Vallery exibiu o Gallery Stand, uma espécie de suporte em pé para fixar o televisor. Ele teria um espaço na traseira para posicionar objetos como decodificadores de TV paga ou modem de internet, a fim de escondê-los na aparência.
“O Gallery Stand é o nosso suporte galeria. Ele é vendido separadamente, mas vai conseguir fazer uma demonstração diferenciada da sua TV no ambiente. Você coloca no suporte. Na estrutura traseira, você pode pendurar o seu decoder de TV por assinatura ou modem de internet. Você consegue reduzir esses objetos aparentemente e deixar um destaque ao televisor. Ele é compatível com TVs de 55, 60 e 65 polegadas, de Ultra HD, NanoCell, QNED e OLED.”
Para quem ainda possui dúvidas de quais são as possibilidades da Smart TV quando conectada a demais dispositivos de uma casa conectada, Valery reforça o suporte a múltiplos assistentes de voz, como o proprietário LG ThinQ AI, o Google Assistente e a Amazon Alexa. Eles ainda têm botões de atalho para acesso pelo controle Smart Magic.
“O que a gente tem é integração com diversos assistentes de voz, desde o proprietário da LG, que é o LG ThinQ AI. O modelo G, por exemplo, possui o hands free. Você consegue acessar o assistente de voz da LG [por comandos de voz], ao falar ‘hi, LG’, e ele vai te atender. Você consegue fazer pesquisa de conteúdo e controlar a sua televisão. O Google Assistente você utiliza através do novo controle Smart Magic, para usar da mesma maneira que usa nas outras plataformas, e o mesmo é válido para a Amazon Alexa.”
Entre os exemplos mencionados de ações por meio da TV, estão controles de dispositivos da casa, como gerenciar purificadores, ar condicionado e outros aparelhos de Internet das Coisas.
“Você consegue ter toda a sua parte de controle da sua casa inteligente. Dispositivos que são compatíveis com Alexa, Google Assistente e LG ThinQ AI, você pode controlar direto da sua televisão. O céu é o limite para os tipos de dispositivos que pode ter na sua casa.”
Pedro Valery respondeu ao TudoCelular que a produção das novas Smart TVs seguirá em território nacional, pela fábrica de Manaus. Ele disse que o encerramento das atividades na área de smartphones e o fechamento da planta de Taubaté nada impactou na produção de televisores no país.
“A fabricação de monitores e notebooks passou para Manaus. Elas continuam essa produção. A fábrica foi expandida e passou a assumir o papel da planta de Taubaté. Mas as televisões são todas montadas aqui no Brasil. Essa parte não sofreu nenhum percalço por causa da saída da parte de celulares.”
A maioria das novas televisões da LG já tiveram suas vendas ao varejo concretizadas, com o início das vendas ao longo dos próximos dias nas lojas do país. Mas há algumas exceções: a linha QNED MiniLED e o modelo OLED C1 de 83 polegadas apenas chegarão entre os meses de julho e agosto.
“Só a linha QNED, tanto 4K como 8K, e a linha C1 de 83 polegadas que devem começar a aparecer no varejo em julho ou agosto. Todos os outros, se não estão nas lojas, a qualquer momento estarão tanto no varejo online como físico.”
O TudoCelular perguntou como os problemas globais de escassez de componentes, ocorrido por diversos fatores, entre eles a pandemia do coronavírus, pode afetar a disponibilidade das Smart TVs no país.
O executivo declarou que a empresa não sofre problemas com falta de chips no Brasil, pois já havia realizado com antecedência o planejamento para este ano de 2021.
“Os números de 2021 já estão superiores aos de 2020, então não chegaram aos patamares de vendas pré-pandemia, mas já estão melhores. Quanto aos componentes, isso é algo que o mundo inteiro está passando. Sofremos uma penalidade, mas a LG é competente. Então, conseguimos fazer todo o nosso planejamento para 2021. Aqui no Brasil, não estamos sofrendo com falta de componentes para a produção dos nossos produtos. A gente aqui está tranquilo com o que está produzindo. Estamos conseguindo fabricar o que planejamos para este ano.”
Por último, Valery deixou uma mensagem aos leitores do TudoCelular. Ele completa que a LG oferece TVs para todos os gostos, com produtos que podem servir como a porta de entrada para o controle dos dispositivos inteligentes na residência do usuário.
“A LG, mais um ano, veio com um super lançamento. Para quem já era fã da linha OLED, agora vai ter um produto superior ao que já vínhamos entregando. A G1 vem para continuar sendo a maior experiência. Temos tamanhos de OLED para todos os gostos, com a 48 polegadas, que vai atender muito bem ambientes menores e o público gamer; até 83 polegadas, que você vai conseguir ter seu cinema particular em casa. A gente também terá uma opção super bacana, que é a inovação máxima para TVs de LCD. A nossa linha QNED MiniLED vai conseguir juntar o melhor dos mundos da nanotecnologia, junto com os pontos quânticos e o poder dos mini LEDs, entregando um produto surpreendente para TVs de LCD. A gente tem TVs para todo mundo, todos os gostos e todas com Inteligência Artificial, com os assistentes pessoais. Pode ser sua porta de entrada para o controle da sua casa inteligente.”
Qual é a sua avaliação sobre os novos produtos da LG ao mercado de Smart TVs? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários