
Tech 06 Out
30 de julho de 2021 15
O tempo pode passar, mas as grandes descobertas continuam ecoando no nosso presente. É o caso de agora, mais de 100 anos depois da apresentação da Teoria da Relatividade pelo físico Albert Einstein, quando cientistas puderam observar pela primeira vez a luz por trás de um buraco negro.
O feito é de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, e foi divulgado nesta quarta-feira, dia 28, em um artigo na revista Nature, uma das mais importantes do mundo, comprovando os estudos do cientista alemão.
Sabemos que buracos negros são regiões em que a gravidade é tão forte que nem a luz escapa do seu alcance. Mesmo que não seja capaz de passar incólume, o fenômeno distorce o espaço ao reder, permitindo que a luz ecoe curvando-se para a parte de trás do objeto. De acordo com a teoria de Einstein, os ecos seriam coerentes com os raios refletidos por trás dos buracos negros.
O astrofísico Dan Wilkins, que liderou os estudos, explica:
“Qualquer luz que entra ali não sai, então não devemos ser capazes de ver nada que esteja por trás do buraco negro. A razão pela qual podemos ver isso é porque aquele buraco negro está deformando o espaço, dobrando a luz e torcendo os campos magnéticos em torno de si mesmo”
Roger Blandford, coautor do artigo também comenta a importância da descoberta:
“Cinquenta anos atrás, quando os astrofísicos começaram a especular sobre como o campo magnético poderia se comportar perto de um buraco negro, eles não tinham ideia de que um dia poderíamos ter as técnicas para observar isso diretamente e ver a teoria geral da relatividade de Einstein em ação”.
E você, também se entusiasma com esse tipo de avanço científico? Deixe suas impressões!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários