LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Asteroide que orbita a Terra pode ser pedaço da Lua, dizem cientistas

15 de novembro de 2021 3

Enquanto um milionário se diz dono de parte do satélite natural terrestre, cientistas estão próximos de uma nova descoberta espacial. Segundo pesquisadores, um asteroide — chamado Kamo'oalewa — que se situa nas proximidades da Terra pode ser, na verdade, um pedaço da Lua.

A afirmação veio com base no relatório mais recente a respeito do corpo rochoso. O documento declara que os padrões de luz observados pelos cientistas combinaram com os vistos nos fragmentos trazidos do satélite natural da Terra, durante o Programa Apollo.

Imagem: Reprodução

Outro indício está na forma como ele realiza seu movimento. A órbita em torno do Sol acontece com uma pequena inclinação e de maneira bem parecida com o nosso planeta. Isso seria algo incomum em asteroides, só que frequente em pedaços da Lua.

“É muito improvável que um asteroide comum próximo à Terra se mova espontaneamente para uma órbita quase satélite como a de Kamo`oalewa. Ele não permanecerá nesta órbita por muito tempo, apenas cerca de 300 anos no futuro, e estimamos que chegou à esta órbita há cerca de 500 anos”


Renu Malhotra

Astrônoma e autora do estudo

Kamo'oalewa fica localizado a aproximadamente 14 milhões de quilômetros da Terra, e possui um tamanho considerado pequeno pelos astrônomos. A sua observação ocorre apenas com um dos maiores telescópios do mundo, apenas por algumas semanas, no mês de abril.

Por enquanto, os pesquisadores ainda não sabem como esse pedaço pode ter se separado do satélite terrestre. Essa informação gera mais dificuldades à ciência, uma vez que há apenas o Kamo como base de relação para asteroides com formação lunar.

O que você achou da possível descoberta sobre mais um corpo rochoso com origem na Lua? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


3

Comentários

Asteroide que orbita a Terra pode ser pedaço da Lua, dizem cientistas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas