
Curiosidade 30 Jun
24 de novembro de 2021 0
O Game Boy Advance já está obsoleto há um tempo, mas você já pensou se ele ainda fosse capaz de rodar grandes clássicos como Gran Turismo ou Spyro?
Um entusiasta de programação norte-americano chamado Rodrigo Alfonso também se fez essa pergunta e conseguiu rodar os jogos no portátil graças a um cartucho especial e um Raspberry Pi 3. Essa é mais uma modificação feita em um Game Boy graças aos processadores minúsculos.
O programador conseguiu condensar todo o sistema em um cartucho que pode ser inserido no console da Nintendo, sem comprometer muito o manuseio e o peso. O "cérebro" do sistema se conecta ao Game Boy Advance através da Link Port, que era usada para multiplayer entre outras coisas.
Os streams de áudio e vídeo são enviados em tempo real para o GBA através do RetroPie, um dos emuladores mais avançados e completos da atualidade, instalado no Raspberry Pi.
Em termos de qualidade e desempenho, o console apresenta um pouco de dificuldade para executar os jogos, o que é aceitável se você considerar a idade do console, mas os resultados são mais do que satisfatórios: sem overclock e com resolução reduzida (120 x 80 pixels em vez do nativo 240 x 160) é possível chegar a 60 FPS de forma mais ou menos estável, mesmo que de vez em quando haja alguns lags e erros gráficos causados pelo processador.
É interessante ver os usuários conseguindo estender a vida útil desses consoles, algo que muitas desenvolvedoras não têm interesse, fazendo com que muito de seus legados acabem se perdendo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários