
Acessórios 23 Fev
22 de fevereiro de 2022 0
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, anunciaram a criação e um smartwatch que mede os níveis de cortisol presentes no suor. O dispositivo promete uma verificação de forma precisa, não invasiva e em tempo real.
De acordo com os cientistas, o novo modelo de dispositivo vestível que pode representar um importante instrumento para identificar casos de depressão e estresse pós-traumático, por exemplo.
Ainda segundo o artigo publicado pelos desenvolvedores, o novo smartwatch funciona através de uma tira de filme adesivo fino que coleta pequenos volumes de suor, mensuráveis em milionésimos de litro.
Já um sensor acoplado detecta o cortisol usando fitas de DNA projetadas, nas quais uma molécula de cortisol se encaixa perfeitamente. Quando o cortisol se liga, o aptâmero muda de forma e altera os campos elétricos de seu transístor.
"Poderíamos monitorar essas mudanças em um formato vestível, como mostramos antes para outras pequenas moléculas, como metabólitos e produtos farmacêuticos”, explicou o professor de engenharia elétrica da UCLA, Sam Emaminejad.
O cortisol é popularmente conhecido como o "hormônio do estresse" e é um indicador bioquímico capaz de fornecer informações sobre estados psicobiológicos, e atualmente, de difícil detecção em monitoramentos não invasivos.
A detecção do cortisol é crucial nos diagnósticos do transtorno depressivo maior, de transtornos de ansiedade, de estresse pós-traumático, da obesidade e dos transtornos adrenais.
O que você achou sobre essa novidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários