
Segurança 01 Abr
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deferiu na última terça-feira, 5, o registro definitivo para uso da vacina recombinante contra covid-19 desenvolvida pela Janssen-Cilag, farmacêutica que em março de 2021 obteve autorização para uso emergencial do imunizante após análise pelo comitê técnico do órgão regulador.
Ao contrário da concessão emergencial que é realizada mais rapidamente devido ao caráter pandêmico, o registro definitivo requer mais tempo até a aprovação e, consequentemente, enfrenta requisitos mais complexos se comparado com o processo de licença para uso excepcional no país.
De acordo com o parecer da agência, a permissão foi concedida tanto para a dose primária da vacina quanto para a aplicação de reforço, ambas com 0,5 ml e público-alvo acima dos 18 anos.
No total, todos os quatro imunizantes usados no Brasil — Pfizer, Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Janssen — possuem registro definitivo podendo ser administrados tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pela rede particular de convênios médicos, benefício restrito às vacinas aprovadas.
Conforme consta no site da Anvisa, até o momento apenas a vacina Sputnik possui autorização para importação excepcional sob condições controladas, enquanto a Covaxin — imunizante indiano palco de um enorme escândalo no governo Bolsonaro — foi suspensa indefinidamente pela autoridade sanitária.
Com o registro, a população recebe um atestado de que o produto passou por exigências comparáveis às das melhores agências reguladoras do mundo”, afirma Gustavo Mendes, responsável pela Gerência-Geral de Medicamentos e Insumos Biológicos da Anvisa.
Como está o avanço da imunização no seu município? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários