LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Amazfit GTR 3 Pro: o melhor custo-benefício em um relógio inteligente? | Análise / Review

09 de abril de 2022 18

O GTR 3 Pro é o relógio inteligente da linha premium da marca Amazfit – pertencente à Zepp Health –, que busca oferecer uma série de recursos de saúde e de atividades físicas, aliada a um design que promete elegância e conforto, sem precisar pagar muito.

Afinal, será que este smartwatch consegue oferecer o melhor custo-benefício do mercado? O TudoCelular testou uma unidade dele nas últimas semanas e conta todos os detalhes a você, nesta análise completa.

Design e construção

O GTR 3 Pro conta com opções de caixa de 42 mm ou 46 mm. O que experimentamos é o maior. Apesar de o tamanho parecer muito grande, com uma espessura de mais de 1 cm, o design fica bem compacto e não aparenta tão gigante no punho.

Ele tem a parte central em formato circular, assim como os principais rivais da Samsung e da Huawei. A construção aqui fica por conta da liga de alumínio, enquanto a pulseira de vinte e dois milímetros desta unidade tem o couro marrom como material, para dar um tom mais casual, que pode ser facilmente retirada pelo pino único. Há ainda outra opção em um polímero sintético preto, pensado mais para a prática esportiva.

Todo esse conjunto torna o uso bem leve no braço, já que o peso é de apenas 32 g, sem contar as pulseiras. Caso deixe bem colocado, o relógio passará muitas vezes imperceptível por você.

Aqui encontramos resistência de 5 ATM, que o torna à prova d’água. Ou seja, você não vai precisar se preocupar caso use perto de uma piscina ou no mar.

Na lateral, encontramos dois botões, responsáveis por abrir os recursos de saúde, a lista de treinos ou ainda ativar a assistente de voz. No de cima, há o diferencial de servir como se fosse uma “coroa giratória”, para controlar os menus sem ser pelo touchscreen. Já atrás, estão os sensores para monitorar a sua saúde e os pinos para o carregamento.

Na embalagem do smartwatch, além do próprio relógio, temos os manuais e o cabo de carregamento, com um lado USB e o outro magnético.

Tela e som

A fabricante inseriu uma tela AMOLED de 1,45 polegada no GTR 3 Pro. Ela é grande o suficiente para você controlar por toque com um espaço confortável. O contraste também não decepciona, mas esperávamos um pouco mais do brilho, mesmo com a sua capacidade máxima de 1.000 nits.

Sob um Sol muito forte, você poderá ter um pouco de dificuldade para visualizar direito a tela se estiver no modo adaptativo, já que nem sempre o ajuste automático funcionou como deveria. De qualquer maneira, ele vai iluminar o suficiente para praticamente todos os tipos de uso, se estiver bem configurado.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Pelo menos, ele conta com o Always On, para deixar o display ligado direto e não depender apenas do giro do punho para acender. Você também terá resolução Ultra HD e densidade de pixels que chega a 331 ppi. As bordas são discretas e permitem mais de 70% de aproveitamento frontal.

Este smartwatch também vem com um pequeno alto-falante posicionado na base, que possibilita executar música direto nele. Porém, saiba que é algo mais básico e pende para mais sons agudos, fora a localização que não é das mais favoráveis.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Sistema e conectividade

O sistema do smartwatch é o Zepp OS, usado nos vestíveis da Xiaomi. A interface não muda muito do que vemos em outros sistemas baseados no Android, porém a quantidade de aplicativo decepciona. Você terá poucas opções para instalar, que vão desde um monitor de frequência cardíaca em tempo real, até um aviso para beber água.

A navegação não traz grandes dificuldades, mas sentimos alguns bugs nesta unidade que enroscam a transição entre blocos, além de outro que não traduz por completo os menus para o português. Nada que não possa ser corrigido por uma atualização de software.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O gerenciamento e os updates podem ser feitos pelo aplicativo Zepp. Ele possui um visual bem similar ao antigo Mi Fit, agora chamado de Zepp Life. Inclusive, a conta para login é a mesma e já incorpora possíveis dados coletados anteriormente por uma Mi Band ou outro wearable da marca, por exemplo.

O app deixa bem organizados os blocos de cada recurso, além das personalizações dos mostradores e da ordem que cada função aparece ao deslizar para o lado.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O Zepp OS tem alguns diferenciais, como o suporte à Amazon Alexa. Dá para acionar a assistente ao segurar por alguns segundos o botão de cima e dar o comando de voz em seguida. Com a ferramenta, você consegue controlar seus dispositivos conectados sem precisar do celular ou de um aparelho Echo.

O sistema do relógio ainda é capaz de mostrar as notificações de aplicativos de mensagens diretamente no visor. O usuário também pode fazer ligações ou atender chamadas sem precisar pegar o smartphone para isso, já que o alto-falante e o microfone embutidos dão conta do recado.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Além do Bluetooth, o GTR 3 Pro vem com suporte a Wi-Fi e GPS. Isso ajuda a diminuir a dependência do celular, já que uma conexão de internet direto nele facilita na hora de usar algum app dependente da rede.

Apesar de a fabricante não informar qual é a plataforma móvel usada ou a quantidade de memória RAM, o próprio relógio exibe que há 2,35 GB de armazenamento interno, disponíveis para você instalar os apps ou salvar arquivos de música nele.

Zepp

Desenvolvedor: Huami Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Saúde e atividade física

E o que o top de linha da Amazfit oferece de recursos para saúde e atividades físicas? Começando pelo primeiro, o sensor biométrico BioTracker PPG 3.0 é o responsável por várias das funcionalidades encontradas aqui.

Ele consegue monitorar a frequência cardíaca e o nível de oxigênio no sangue, além de medir o nível de estresse e rastrear o seu sono, para mostrar o quanto dormiu e como foi a qualidade do descanso. Um dos recursos permite uma medição única de quatro métricas de saúde, para agilizar o acompanhamento de todos os seus dados.

Outro diferencial na parte de saúde é o termômetro, que mostra instantaneamente quantos graus está o seu corpo. Contudo, talvez pela posição pouco adequada para essa medição, você poderá perceber uma diferença que fica em torno de 2°C a menos do que o real.

Agora sobre as atividades físicas, o smartwatch contém mais de 150 modalidades esportivas integradas. Você pode escolher uma delas, para ter uma coleta de dados mais específica, ou ainda deixar em um treino livre, para fazer as medições mais genéricas.

Aqui ele mostra indicadores como frequência cardíaca, calorias queimadas e número de séries, por exemplo. Vimos uma precisão satisfatória neste quesito, que certamente vai te ajudar no acompanhamento do seu físico.

Bateria

Na bateria, encontramos um dos pontos positivos deste relógio inteligente. Apesar de a fabricante prometer até 12 dias de duração, a autonomia com as notificações e os monitoramentos de saúde ativados, como frequência cardíaca e rastreio do sono, fica na faixa de 4 dias.

Pode parecer pouco, mas já é mais do que o dobro do Galaxy Watch 4, por exemplo. Tudo bem que o concorrente possui mais sensores, porém isso não deixa de ser algo satisfatório a se destacar do GTR 3 Pro.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E quando analisamos o carregamento, o modelo da Amazfit também não decepciona. Nos nossos testes, conseguimos chegar até os 100% em apenas 1 hora e 3 minutos. Ou seja, não vai precisar deixar na tomada muito tempo, para ter uma duração de vários dias até precisar carregar de novo.

Considerações finais

O Amazfit GTR 3 Pro cumpre a proposta de entregar um relógio inteligente avançado, com vários recursos ao usuário. Como grandes diferenciais, destacamos aqui a bateria, que dura mais do que o rival da Samsung, apesar de não chegar no concorrente da Huawei; e o monitoramento de atividades físicas, com uma variedade grande de treinos disponíveis.

O design agrada, tanto por entregar uma caixa com tamanho satisfatório para o uso, como ter uma pulseira que acerta o conforto e no material. A tela é de alta qualidade e também integra a lista de pontos positivos.

Por outro lado, o sistema apresenta algumas pequenas dificuldades que não tornam a experiência perfeita. Sem contar a falta de um grande catálogo de apps, o que limita bastante as possibilidades para além do que já vem embarcado no dispositivo.

Design elegante e confortávelTela de boa qualidadeRecursos de atividades físicas com boa mediçãoApp de gerenciamentoBateria com duração satisfatória e carregamento rápidoPreço competitivo
Alto-falante de baixa qualidadeSistema com alguns bugsPouca variedade de appsMedição de temperatura imprecisa

Ao menos, você terá todo esse conjunto por um preço menor do que outras fabricantes. O GTR 3 Pro chegou ao Brasil em outubro de 2021, pelo preço sugerido de R$ 1.419. Mas ele já pode ser encontrado por valores inferiores no mercado nacional.

Tudo bem que, a um custo similar, você já consegue achar um Galaxy Watch 4, que vem com mais sensores e recursos, fora o software que permite mais aplicativos. Porém, vale analisar qual é o público mais indicado para o relógio da marca Amazfit.

Entendemos que este é um vestível preferível para quem tem familiaridade com o gerenciamento de aparelhos da Xiaomi, já que os dados de uma Mi Band podem ser integrados ao Zepp, ou ainda para quem quer um smartwatch premium com uma bateria que renda um pouco mais.

Qual é a sua avaliação sobre o Amazfit GTR 3 Pro? Acha ele uma boa opção de compra frente a concorrentes de outras marcas? Compartilhe conosco a sua opinião!


18

Comentários

Amazfit GTR 3 Pro: o melhor custo-benefício em um relógio inteligente? | Análise / Review
  • Olá, consegui configurar tudo no meu smartwatch perfeitamente, ele é o GTR 3 pro, mas só não consigo configurar a alexa de jeito nenhum, vi alguns tutoriais anteriores a última atualização de firmware 8.37.3.2(última versão), gostaria de saber se alguém mais vem tendo problemas para conectar! Grato!
    A mensagem de erro que dá no próprio relógio é a seguinte "Atualize o Aplicativo para a versão mais recente. E complete a autorização da conta Amazon em - Adicionar contas" já no relógio ele dá o seugnite erro: "não foi possivel autorizar, tente novamente (15)".

      • Esse tem nfc?

          • Não troco os relógios da Xiaomi com né um outro, tenho vários modelos, já tive Samsung e Apple Watch... Da um baile neles... O último que comprei é o TRex última versão e é maravilhoso.

              • 4 dias kkkkkkkk

                  • Muito satisfeito com meu GTR3 normal

                      • Paguei 990 num galaxy watch 4 com lte, wearos, garantia não tem nem como comparar com isso aí

                          • não tem como competir com a samsung em smartwatch, muito mais barato que esse daí e tem muito mais coisas, além de ser nacional e ter garantia de um ano, com certeza essa é uma matéria de publicidade paga, esse site um dia ja foi bom, não é mais

                              • Se tivesse preço de bem menor até que valeria a pena

                                  • se nao tem android wear nao pode ser considerado smart watch somente um tracker em formato de relogio

                                      • Se tem um S.O que deixa o relógio "inteligente" é com mais funções é sim um smart Watch, para ser um Tracker ele não deveria ter nem metade das funções que tem

                                          • Verdade, além da parte de esportes e saúde, ainda tem interação com a alexa, GPS, atende ligações recebe notificações, tem uma aplicativo de monitoramento zeep, uma loja de watch face, Toca musica armazenadas, tem Wi-fi e Bluetooth, que inclui a função "encontre o celular", bússola. E OLHE QUE TO FALANDO DO AMAZFIT GTR2. se isso tudo não for considerado um "relógio inteligente" não sei o que vcs tem na cabeça. Obs: ainda baixei um aplicativo externo para watch face la na play store.

                                          • Sim. Pra mim Smartwatch ou tem wearOS ou o watchOS da Apple.
                                            E o TudoCelular leva o leitor ao engano ao dizer que a interface não se difere muito de outros baseados no Android. Esse relógio não é nem baseado no Android.

                                          • Pior que não faz nada o da Samsung recebe ligaçoes nensagens alarme direto do a droid auto...peguei VERGE morreu todas funções

                                              • Quando alguém diz "preço competitivo" para um relógio desse de ~R$1200,00 eu acho muito engraçado %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%u D83C%uDF1A

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Windows

                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                Economia e mercado

                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista